SUPERVISOR DO DEPARTAMENTO DE CONSERVAÇÃO – MASP

MASP abre vaga para supervisor de departamento de conservação.

Jornada de trabalho:
de segunda a sexta, preferencialmente das 10h às 19h (40 horas semanais)

Descrição do trabalho:
Planejamento, gerenciamento e execução de projetos de conservação e restauração, tratamento e conservação preventiva das obras tanto no acervo do MASP quanto em longa -empréstimo a prazo. Planejamento e gestão de estudos científicos e análises de obras de arte. Participação na definição e monitoramento das condições climáticas do ambiente museológico, gestão de risco do acervo e orientação sobre conservação preventiva para os responsáveis ​​pelas exposições temporárias do museu. Planejamento, desenvolvimento e gestão de parcerias nacionais e internacionais para o Departamento de Conservação.

Descrição dos deveres:
– Conservação Preventiva: indicar os requisitos de conservação preventiva, monitorar o clima do museu e as condições de iluminação adequadas às obras; orientar outras equipes na manutenção das condições ideais, bem como no manuseio e armazenamento das obras.

– Conservação e Restauro: identificar e mapear danos e alterações das obras; identificar quaisquer análises científicas necessárias e interpretar seus resultados; realizar intervenções estruturais e/ou estéticas específicas e/ou completas na conservação e restauro das obras; identificar e definir prioridades de restauração e intervenção; preparar dossiês/relatórios completos sobre estudos e tratamento.

– Projetos em parceria com terceiros: estabelecer parcerias institucionais e científicas; indicar profissionais adequados com perfil adequado para cada tipo de trabalho; formular pré-projetos; gerir e acompanhar os tratamentos em curso e aconselhar sobre o tipo de tratamento mais adequado; garantir uma execução exemplar das restaurações das obras do acervo, inclusive as realizadas por equipes terceirizadas.

– Exposições temporárias: acolhimento de correios de outras instituições; aconselhar a equipe do museu quanto ao manuseio, métodos de exibição e controles climáticos do museu e condições de iluminação para garantir que as obras não apresentem alterações durante o período de exibição; oferecer suporte técnico para solucionar eventuais problemas.

– Empréstimos: avaliar o estado das obras solicitadas; preparar avaliações e definir condições e requisitos adequados para as obras a serem emprestadas; preparar avaliações técnicas e relatórios de condição de obras; aconselhar quanto ao tipo de embalagem e expositor mais adequado; acompanhar as obras emprestadas como mensageiro.

Requisitos:
– Pós-graduação em Conservação e Restauro, com especialização em pinturas de conservação e restauro, preferencialmente europeias.

– 3 a 7 anos de experiência, preferencialmente em museus.

Desejável:
Conservação de obras de arte e objetos culturais em museus: avançado;
Conservação-restauro de pinturas: avançado;
Conservação preventiva (armazenamento, embalagem, trânsito, gestão de riscos, climatização, controle de pragas): avançada;
Conservação e restauro de arte europeia: intermédio/avançado;
Conservação e restauro de arte moderna e contemporânea: intermédio;
Conhecimento das técnicas de enquadramento e montagem de obras de arte em vitrines climatizadas, enquadramento especial: intermediário/avançado;
Análises científicas em conservação (conhecimento e interpretação): avançado;
História da Arte: intermediário;
História Técnica da Arte: intermediário/avançado;
Gestão de Riscos para Museus: básico;
Execução e verificação de relatórios técnicos: avançados;
Concepção e desenvolvimento de projetos: avançados;
Photoshop, Word, Excel e PPT: avançados; Photoshop: intermediário.
Inglês fluente;
Outras línguas: desejável.

Salário e benefícios:
– Salário fixo (CLT) competitivo com o setor cultural brasileiro;
– Plano de saúde;
– Vale alimentação e/ou refeições;
– Vale-transporte;
– Vales Cultura;
– Cartão SESC;
– Cartão de Amigo do MASP anual individual;
– Cartão ICOM (Comitê Internacional dos Museus): empréstimo do cartão MASP para uso em viagens.

Candidaturas: Enviar currículo, carta de motivação e portfólio para o e-mail: henrique.rodrigues@masp.org.br .

As entrevistas serão realizadas para os candidatos pré-selecionados, e a data prevista de início é julho de 2022.

OUTRAS VAGAS

Supervisor(a) de Conservação- MASP