ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

Oficina: Práticas em Mediação Expositiva

A Equipe do Click Museus tem o prazer de convidar a todos para o nosso primeiro evento educativo independente: A Oficina Práticas em Medicação Expositiva! Visando estudantes e profissionais de programas educativos, a Oficina abordará questões teórico-práticas dos processos da mediação cultural, visando auxiliar na formação profissional e pessoal dos interessados

Sobre o evento

Ao visitarmos museus e centros culturais têm sido cada vez mais comum à presença de profissionais educadores nos espaços expositivos, seja em visitas em grupos ou com o público espontâneo. Mas quem são esses profissionais e que tipo de formação recebem?

Sabe-se que o mediador cultural tem como função aproximar o público, a obra e a instituição na qual ela está sendo exposta, criando uma relação conjunta que possibilite a melhor compreensão do discurso expositivo criado. Mas para isso é necessário aprofundar-se em diversas questões que perpassam áreas da filosofia, história, educação, teoria e crítica de arte, e da própria comunicação.

A partir dos conceitos de uma educação não-formal, os processos da mediação expositiva devem se transformar em algo único para o visitante, se adaptando as características de seus público e se utilizando de diferentes metodologias que facilitem a compreensão das obras e narrativas empregas na exposição.

A “Oficina: Práticas em Mediação Expositiva” busca apresentar diferentes conceitos e metodologias que facilitem a compreensão e prática do mediador cultural, a fim de auxiliar em sua formação profissional e pessoal. Para isso, a oficina foi desenvolvida em três módulos que  serão apresentados de forma individual e consecutivos.

Módulo 1: Mediação Cultural: Considerações teórico-práticas com Rittieli Quaiatto

Módulo 2: Entre o Público e a Obra: Práticas e experiências na mediação com Renata Rodrigues

Módulo 3: Acessibilidade em Ambientes Museológicos com Jéssica Valente

Sobre as Palestrantes

Rittieli Quaiatto – Doutoranda em Artes Visuais, na linha de pesquisa Relações Sistêmicas da Arte – PPGAV/UFRGS. Mestre em Artes Visuais, na linha de Arte e Tecnologia – PPGART/UFSM. Especialista em Design de Superfície pela Universidade Federal de Santa Maria. Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria. Desenvolve pesquisa em História, Teoria e Crítica da Arte Contemporânea, com ênfase na relação entre Expografía e Mediação em exposições de Arte.

Renata Rodrigues – Bacharel em História da Arte pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – IART/UERJ. Realiza especialização em Arte-Educação, com ênfase em educação não-formal, pelo Centro Universitário SENAC. Possui formação em Mediação Expositiva, atuando em exposições de arte e cultura em Museus, Galerias e Centros Culturais.

Jéssica Valente – Mestre em Museologia e Patrimônio – UNIRIO. Possui especialização em Ensino e Prática de Libras, e Psicopedagogia. Atualmente realiza formação em Pedagogia pela UERJ.  Atua como microempreendedora em museologia, acessibilidade cultural, intérprete de libras e audiodescritora. Com experiência cultural e no âmbito escolar, realiza consultorias, aulas de LIBRAS online, palestras e cursos.

DATAS: 01, 02, 03 DE DEZEMBRO

HORÁRIO: DAS 19 ÀS 21HS

VALOR: 40,00 REAIS

PLATAFORMA SYMPLA STREAMING

CARGA HORÁRIA DE 6 HORAS/AULA

COM EMISSÃO DE CERTIFICADO

Inscrições: https://www.sympla.com.br/oficina-praticas-de-mediacao-expositiva__1417838

Renata Rodrigues

Read Previous

Maravilhas arquitetônicas do mundo

Read Next

Roteiro de viagem: São Luiz do Paraitinga

One Comment

Deixe uma resposta