Roteiro de viagem: São Luiz do Paraitinga

São Luiz do Paraitinga fica no Vale do Paraíba a 171km da capital de São Paulo. O seu centro histórico é todo em arquitetura colonial e preserva muitas referências à época dos barões de café. Aliás, em 2012, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) tombou a região, incluindo os casarões, as capelas, as praças, os coretos, as fontes, as ladeiras, as ruas e os largos. O processo começou em 2009 mas, devido a uma enchente que afetou boa parte do município, o atualizaram em 2012.

Então, o tombamento engloba cerca de 450 imóveis e a paisagem do “mar de morros” do entorno que formam uma moldura para a arquitetura de São Luiz do Paraitinga. Sendo assim, separei alguns pontos turísticos que você não pode deixar de visitar, caso tenha a oportunidade de conhecer o município!

Trilhas em São Luiz do Paraitinga

Parque Estadual da Serra do Mar

Dentro do parque, fica o Núcleo Santa Varginha que conta com duas bases e várias trilhas, de diversos níveis. A do Pirapitinga, por exemplo, tem 5,5 km de extensão e  o circuito em formato de ferradura até as cachoeiras das Andorinhas, Salto Grande e Saltinho. Já a Poço do Pito tem 8 km, um tempo de cinco horas (ida e volta) e margeia o Rio Paraibuna. Além dessas, a mais longa, a trilha do Ipiranga, tem 14km de extensão e vai até a Cachoeira do Ipiranga.

SÃO LUIS DO PARAITINGA-SP-ENTRADA DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR-FOTO:CRIS  CAMPANELLA -

Passeios históricos em São Luiz do Paraitinga

Mercado Municipal

Ocupa um edifício do século XIX e conta com espaços dedicados ao artesanato e pequenos bares. Assim, é possível encontrar o tradicional “afogado” e o “pastel de farinha”, pratos típicos da culinária de São Luiz do Paraitinga.

Mercado Municipal

Casa Oswaldo Cruz

Bem pertinho do Mercado Municipal, fica Casa Oswaldo Cruz. Bento Gonçalves, pai do médico, adquiriu o edifício em 1834, e foi sua residência por alguns anos. No entanto, atualmente, nela funciona o Museu Oswaldo Cruz que está aberto a visitação com entrada gratuita.

Casa “dr. Oswaldo Cruz”

Centro Turístico e Cultural Nelsinho Rodrigues

O centro cultural ocupa um sobrado também do século XIX que sofreu modificações no seu estilo colonial para o neoclássico no início do século seguinte. Já teve diversas funcionalidades, mas, desde a enchente de 2010 que assolou São Luiz do Paraitinga, após ser restaurado, abriga o Posto Turístico do município.

Centro Turístico e Cultural Nelsinho Rodrigues, São Luiz do Paraitinga, São  Paulo(+55 12 3671-2469)

Igrejas e capelas

Por fim, há três igrejas no município que merecem sua visita. A Capela das Mercês, a Igreja Nossa Senhora do Rosário e a Matriz de São Luiz de Tolosa. A primeira é uma construção em taipa de 1814 que sofreu muito com a enchente, mas que foi restaurada seguindo as características originais. Aliás, a imagem de Nossa Senhora das Mercês foi encontrada nos escombros por voluntários em 94 pedaços e a recuperaram totalmente. A segunda fica localizada onde havia sido feito o primeiro templo da cidade, já demolido, onde, em 1921, se construiu a atual Igreja em estilo gótico. Já a terceira localiza-se na Praça Dr. Oswaldo Cruz e a sua restauração das características originais pós-enchente contou com a ajuda de pesquisadores, estudiosos, historiadores, artesãos e pintores.

Foto de capa: wikipédia

Oficina: Práticas em Mediação Expositiva