História e Curiosidades sobre o Parque Augusta

Em novembro desse ano, inaugurou em São Paulo o Parque Augusta entre as ruas Augusta, Caio Prado, Consolação e Marquês de Paranaguá. A área de 23.000 m² que ele ocupa estava em disputa há cerca de 20 anos e, até 2019, pertencia a duas construtoras. Nesse ano, aliás, as obras foram suspensas pelo IPHAN porque acreditava-se que a região possuía vestígios indígenas, mas não encontraram nada referente a isso. De lá pra cá muitas incertezas e ideias surgiram do espaço que acabou se tornando um parque público com bosques, gramados, parquinhos e muito mais. Sendo assim, hoje vamos te apresentar algumas curiosidades sobre o Parque Augusta – Prefeito Bruno Covas. Vem ver!

Jardim des Oiseaux

O projeto do Parque Augusta preservou as ruínas do antigo colégio particular feminino Des Oiseaux. A história da escola teve início em 1902 com a construção do Palacete Uchoa. No entanto, quatro anos depois, as Cônegas de Santo Augostinho adquiriram o espaço e o transformaram em uma escola para meninas. AO longo do século XX, funcionaram outras duas instituições de ensino no casarão: a Escola Santa Mônica para meninos e meninas carentes e o Instituto Superior de Filosofia, Ciências e Letras Sedes Sapientiae.

Bosque centenário

Aliás, o bosque do Parque Augusta com mais de 900 árvores catalogadas começou a ser formado com a transformação do palacete em escola. Era o jardim das freiras e, segundo o arquiteto Samuel Kruchin, responsável pelo projeto, é, portanto, um jardim sagrado e introspectivo.

Casa das Araras

Uma outra construção que manteve-se na área do Parque foi a Casa das Araras. Assim, o edifício já havia sido tombado e passou por restaurações para se tornar espaço de atividades artísticas e culturais. Um elemento interessante é o grafite anônimo e sem data que mantiveram nas paredes da casa. Além disso, o portal de acesso à Rua Caio Prado também passou por restaurações.

Espaço de preservação da fauna e da flora

O Parque Augusta possui cerca de 21 espécies de aves silvestres e 142 espécies nativas que introduziram nos bosques. Além disso, algumas dessas estão sob ameaça de extinção como o cedro, o pau-brasil e o jequitibá-rosa.

O Parque Augusta está aberto ao público diariamente das 5 as 21hrs. Não deixe de conhecer!

Foto de Capa: Liga Democrática

Natal no Parque do Ibirapuera