O Ibirapuera é um parque metropolitano que fica bem no centro da cidade de São Paulo. O nome, “Ibirapuera”, dado não só ao parque, mas ao bairro onde ele se localiza, significa “árvore apodrecida” em tupi-guarani. Originalmente, uma aldeia indígena ocupava a região e consistia de uma área alagadiça sobre uma várzea – daí o nome. Séculos mais tarde, na década de 20, um funcionário da prefeitura, Manuel Lopes de Oliveira, começou a plantar árvores na região para tentar combater a umidade excessiva. Assim, teve origem o Parque que, atualmente, conta com o viveiro “Manequinho Lopes” em homenagem a ele.
Todo ano, o Parque do Ibirapuera é tomado pelo Natal. O tema desse ano é “Festa da Natureza”. Sendo assim, o objetivo é apresentar aos visitantes a fauna e a flora da área de maneira lúdica. Dessa forma, seria possível conscientizá-los sobre a importância de preservação do Parque e da natureza de maneira geral.
Portanto, além das decorações no lago, também tem um jogo de luzes na fonte. A projeção holográfica reproduz animais e plantas do Parque com efeitos de luz e som que criam um ambiente mágico. Além disso, há também esculturas iluminadas de flores e borboletas com até 3 metros de altura. Por fim, para completar com o ambiente natalino, as árvores de natal formam um circuito ao redor do lado.
Caso esteja em São Paulo, você pode ver o Natal do Parque do Ibirapuera todos os dias, mas a iluminação é só a partir das 19:30hrs, até dia 6 de janeiro, Dia de Reis. Ah, e a entrada é gratuita!
Para saber mais sobre a história do Parque, é só clicar nesse link.
Foto de Capa: SP para Crianças m