Museu Judaico abre as portas em São Paulo

No último dia 5, inaugurou o Museu Judaico (MUJ) de São Paulo. A instituição ocupa o edifício projetado por Samuel Roder na década de 30 onde funcionava a antiga sinagoga Beth-El. A construção, aliás, é tombada, desde 2013, como patrimônio municipal pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).

O projeto do edifício que abriga o MUJ teve origem em 1928. Na ocasião, um grupo de imigrantes europeus convidaram o arquiteto Samuel Roder para construir a sinagoga em estilo bizantino

A criação do MUJ tem como principal objetivo preservar e difundir as narrativas da cultura e as memórias judaicas. Além disso, essas histórias levam em consideração o contexto brasileiro e as suas particularidades e influências. Sendo assim, a proposta do Museu é integrar diferentes públicos, com diferentes identidades, afim de se debater e combater a intolerância.

O acervo do Museu Judaico se formou a partir de doações dos últimos 40 anos e, hoje, contempla a maior coleção desse tipo do país. Para a instituição, esses bens são, ao mesmo tempo, uma forma de resistência e uma ferramenta de diálogo. O MUJ conta com mais de 2 mil itens catalogados e disponíveis para pesquisa. No entanto, a obra mais emblemática da coleção é o talit, um xale de rezas, de mais de 150 anos.

O MUJ conta com duas exposições de longa duração: “Judeus no Brasil: histórias trançadas” e “A vida judaica”. Além disso, há duas exposições temporárias que podem ser visitadas até dia 28 de março de 2022: “Da letra à palavra” e “Inquisição & cristãos novos no Brasil”.

A instituição aceita doações e, além disso, você pode se voluntariar na identificação de fotos, documentos, arquivos fonográficos e audiovisuais, ou ainda, em depoimentos de História Oral.

Museu Judaico de São Paulo tem pré-abertura após sete anos em obras | VEJA SÃO  PAULO
Fonte: VEJA São Paulo

SERVIÇO DO MUJ

Endereço: Rua Martinho Prado, 128 – Bela Vista, São Paulo – SP

Funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 18h

Ingressos: Contribuição sugerida de R$20,00; Meia entrada R$10,00

O MUJ oferece gratuidade aos sábados em respeito ao Shabat, o dia sagrado de descanso dos judeus. Além disso, menores de cinco anos, jovens de baixa renda, pessoas com deficiência, funcionários do Hospital Isrealita, membros do ICOM e Ibram, grupos de ONGs e pessoas com Passaporte dos Museus também não pagam entrada.

Que esta casa possa ser templo de inspiração e fórum de debate, lugar de encontro entre identidade e alteridade, espaço que conecta histórias e cria tranças entre um passado, um presente e um futuro partilhados coletivamente.

Página oficial do MUJ

Foto de Capa: Museu Judaico