Laboratório e Crítica: Discos e Tropicalismo – CCBB

O Programa CCBB Educativo – Arte & Educação desenvolve ações que estimulam a experiência, a criação, a investigação e a reflexão. Apresentando uma ampla variedade de eventos como formações, debates, oficinas e mediações, a instituição acredita na vivência de diferentes processos pedagógicos, curatoriais e artísticos. Pensando nisso, o programa apresenta o Laboratório de Crítica: hérnia de discos e o tropicalismo, c/ DJ Paulão.

Para começar, serão trabalhadas questões como “O que foi esse movimento tão importante quanto breve, e quais as influências sobre a música brasileira? O que a turma de Caetano, Gil, Mutantes e Tom Zé, junto a maestros como Julio Medaglia e Rogério Duprat, acrescentou aos já originais anos 1960? E quem são os artistas que viviam essa ideia mas não foram “da turma”?”

Com quase 30 anos de dedicação à pesquisa e documentação da história discográfica nacional, o músico Paulo Sakae Tahira – ou simplesmente DJ Paulão – usará de discos que definem o movimento, analisando as capas e ouvindo as músicas, onde será analisado o Tropicalismo como proposta musical, manifestação política e estética.

Sobre o palestrante: “DJ Paulão – ou Paulo Sakae Tahira – é DJ há quase 30 anos, radialista, empresário e curador de projetos culturais. Formado em Ciência Política pela UNICAMP em 1997, lá começou sua pesquisa da documentação discográfica brasileira. Pesquisador do Tropicalismo desde os anos 1990, estende sua pesquisa à história da discografia do Brasil nos últimos 70 anos, tendo colaborado em 2005 com a exposição Tropicalia: A revolution in Brazilian culture, realizada pelo Museum of Contemporary Art de Chicago e pelo Bronx Museum of Art.

A partir de 2020, Paulão integra o time de curadores da Blend, banco de eventos que tem como filosofia amarrar qualidade artística e responsabilidade social, apoiando e fomentando ONGs com projetos sociais relevantes. Hoje faz lives musicais no seu canal twitch.tv/djpaulao e prepara curadorias de apresentações e festivais on-line.” – CCBB Educativo.

O Laboratório acontecerá dia 12 maio das 14h às 17h, através da plataforma: sympla –zoom. Com duração de 3hs, Para participar, basta clicar no link e se inscrever. O evento é gratuito e possui classificação indicativa para maiores de 16 anos.

INUMERÁVEIS homenagem ás vitimas da Covid-19

Baixe GRÁTIS 7 livros PDfs sobre a Pós-Abolição