04 Exposições gratuitas para você visitar nos museus de SP

Aqui estão algumas exposições gratuitas em São Paulo que você pode visitar neste fim de semana:

EXPOSIÇÃO A ORIGEM DE MACUNAÍMA

A exposição sobre Macunaíma oferece uma imersão na cultura brasileira, explorando suas origens e mitos indígenas. Com experiências interativas de realidade virtual, tours virtuais do Monte Roraima, exposições multimídia e imagens panorâmicas, a mostra moderna e inovadora revela as raízes que moldaram a obra de Mário de Andrade.

Local: Casa Mario de Andrade Quando: das 10h às 18h até 04/08/2024

EXPOSIÇÃO: FOTOGRAFIAS DE CLAUDIO EDINGER

No dia 18 de maio, como programação paralela à exposição “Maio Fotografia no MIS 2024”, o MIS recebe o lançamento do livro “Coisas que eu vi” (editora Vento Leste, 2024) do fotógrafo Claudio Edinger, seguido de um bate-papo com o o professor, crítico de arte e curador Agnaldo Farias. De 18 a 24 de maio, o museu também recebe uma exibição de fotografias do artista, que estarão expostas no térreo, em frente ao Auditório MIS.

Local: MIS SP Valor: Grátis Horário: Terças a sextas / 10h às 19h – sábados / 10h às 20h – domingos e feriados / 10h às 18h

EXPOSIÇÃO: “WITWE, UMA PINTURA REENCONTRADA”

Apintura “Witwe” ou “Viúva”, de Lasar Segall, destinada à destruição pelo governo nazista de Adolf Hitler por ser considerada “arte degenerada”, foi encontrada na Europa depois de oito décadas desaparecida e estará no centro da mostra “Witwe, uma pintura reencontrada”, do Museu Lasar Segall, aberta ao público em 19 de maio. Também serão exibidas gravuras produzidas pelo artista na mesma época, parte do acervo de mais de 3 mil itens que a instituição conserva e divulga. A entrada é gratuita.

Local: Museu Lasar Segall Quando: 19/05 às 15h – quarta a segunda das 11h às 19h

EXPOSIÇÃO: “SÃO PAULO: POVO, TERRA E TRABALHO”

Segundo a Curadora Rachel Vallego “São Paulo, locomotiva da nação” é um jargão popular muitas vezes usado para demonstrar a potência do estado, costumeiramente associado aos parques industriais, à produção agrícola e poderio financeiro. Aqui faço um convite diferente: olhar São Paulo em sua potência cultural e artística. Berço dos mais importantes movimentos artísticos do século XX, como o modernismo, o grupo de pintores italianos do Edifício Santa Helena, o Grupo Seibi de pintores japoneses, o Ateliê Abstração e o grupo Ruptura que se desdobra no abstracionismo geométrico, o abstracionismo informal, ou ainda a Nova Figuração, vertente brasileira da Pop Art, buscamos revelar a potência desse acervo afirmando um caminho diferente, um em que andamos lado a lado e que verdadeiramente englobe todas as cores de São Paulo.

Local: Palacio dos Bandeirantes Horário de visitação : Segunda a sexta das 10h às 16h, necessário agendamento para os finais de semana.

Pateo do Collégio lança Passaporte Cultural – Grátis

Oficinas Gratuitas nos Museus de SP para o fim de semana