10 Museus para você visitar na AV: Paulista

A Avenida Paulista completa, em 2021, 130 anos. Ao longo de sua trajetória, se tornou não só passagem de ciclistas, pedestres e motoristas, mas também cartão-postal da cidade e lar de expressões culturais.

Teatros, cinemas, museus, centros culturais e artistas de rua ocupam toda a sua extensão de 2,7Km. Além disso, é também casa de restaurantes, bares, parques, lojas. Sendo assim, está em constante movimento, sempre acordada – como a cidade de São Paulo!


Além disso, aos domingos, o trânsito é interrompido e se tornar aberta aos pedestres de 8 às 16hrs. Nesses dias, além das instituições culturais já fixas, rolam também diversas outras atividades culturais e de lazer, como Bike Tour, por exemplo.

Os food trucks também aproveitam os domingos para ocupar a Avenida Paulista. Assim, é possível comer hambúrguer, cheesecake e pastel. É o roteiro completo!


Portanto, a Avenida Paulista é o destino perfeito para quem gosta de passear pela cidade, seja turista ou não. Tem passeio para todos os gostos: de museu de arte a cafeteria, de rolê de bicicleta a parque. É só chegar e aproveitar! Sendo assim, separamos hoje 10 museus para você conhecer na próxima ida!

PARTIU AVENIDA PAULISTA?? Então aproveita para conhecer os Museus.

Japan House

Foto: Pri Poltroniere

Você provavelmente já deve ter entrado em contato com alguma dose de cultura japonesa em algum momento. Seja por conta de animações típicas (animês), quadrinhos (mangás) ou mesmo pela culinária única. Mas você já ouviu falar da Japan House?

Este é um empreendimento incrível que conta com três estabelecimentos no mundo inteiro, sendo um deles exclusivamente na cidade de São Paulo.

End: Av. Paulista, 52 – Bela Vista, São Paulo – (11) 3090-8900 

Acervo Histórico Irmã Beata Heinrich

Foto: Pri Poltroniere

O acervo histórico da Irmã Beata Heinrich é composto por diversas peças, que constituem toda a história das irmãs e a história do Hospital de Santa Catarina, composta por elementos utilizados na área da medicina no século XX .

End: Av. Paulista, 200 – Hospital Santa Catarina – (11) 3016-4231 

Casa das Rosas

Foto: Pri Poltroniere

Na avenida mais importante da Cidade, temos um espaço dedicado aos apaixonados, isso mesmo, apaixonados por literatura,  poesia,  arquitetura,  paisagismo ou apaixonado mesmo. 

Se sua paixão for literatura e poesia, você pode acessar a biblioteca do espaço, ela é exclusiva para poesia, além de ter exposições de arte contemporânea que dialogam com a mesma temática

End: Av. Paulista, 37 – Bela Vista, São Paulo

Instituto Pasteur

Foto: Pri Poltroniere

A missão principal do Instituto é controlar e assistir as pessoas relacionadas com a raiva e outras encefalites virais, realizando atividades em laboratórios e projetos de pesquisa, e realizando atividades laboratoriais com pesquisa e significado inovador.

End: Av. Paulista, 393 – Bela Vista, São Paulo – (11) 3145-3145

Masp

Foto: Pri Poltroniere

O Museu de Arte de São Paulo é, sem dúvida, a obra mais famosa de Lina Bo Bardi. O museu é um projeto arrojado que se tornou uma das referências arquitetônicas do século XX. Como a própria Lina disse, o projeto do museu leva em conta a liberdade e a amplitude. Pode receber exposições de arte, e suas obras de arte e tamanhos variam. . Essa limitação leva às belas características de vão de concreto do MASP. O vão é de 74 metros e a distância é de 8 metros do solo.

End: Av. Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo

Itaú Cultural

Foto: Pri Poltroniere

O instituto tem como foco a pesquisa e a produção de conteúdo e conta com um espaço para a promoção de atividades culturais como espetáculos audiovisuais gratuitos, apresentações de dança e teatro, shows, seminários e cursos. O prédio abriga mais de 30 mil documentos sobre a arte e a cultura brasileira e tem espaço para exposições temporárias.

End: Av. Paulista, 149 – Bela Vista, São Paulo – (11) 2168-177

Instituto Moreira Sales

Foto: Pri Poltroniere

O IMS Paulista é uma das mais importantes cerimônias de inauguração do Centro Cultural São Paulo em 2017. O centro cultural possui sete andares e uma área de 1.200 metros quadrados, com acervo de referência em fotografia e audiovisual, além de cafés, restaurantes, livrarias, bibliotecas e espaços para eventos e exposições.

End: Av. Paulista, 2424 – Bela Vista, São Paulo – (11) 2842,9158

Centro Cultural Fiesp

Crédito da Imagem: Fiesp

O Centro Cultural FIESP está localizado em um famoso prédio de fachada triangular na Avenida Paulista. Suas atividades incluem exposições, apresentações de teatro e performances, sem falar de um café. Aos domingos e feriados, o hall de entrada da Paulista Aberta costuma receber apresentações de artistas emergentes.

End: Av. Paulista, 1313- Bela Vista, São Paulo – (11) 3284-9787

Instituto Cervantes

Foto: Pri Poltroniere

Embora muitas pessoas vejam a Academia apenas como uma escola cultural espanhola, Cervantes também é um centro cultural que engloba a expressão artística dos países de língua espanhola. Portanto, você pode encontrar exposições e outros eventos gratuitamente neste site.

End: Av. Paulista, 2439 – Bela Vista, São Paulo – (11) 3090-8900 

Centro Cultural Coreano

Foto de divulgação: Centro Cultural Coreano

Não há dúvida de que o K-Pop se tornou muito popular no Brasil. No Korea Center em São Paulo, você pode aprender mais sobre toda a cultura coreana, da expressão artística à culinária. Você também pode encontrar exposições e cursos no local.

End: Av. Paulista, 460 – Bela Vista, São Paulo – (11) 2893-1098

2 Museus próximos a AV: Paulista

Museu dos Óculos Gioconda Giannini

foto : wikipédia

Localizado na rua dos ingleses, um pulo do metrô brigadeiro, fica o Museu dos óculos, em um casarão muito chique que conta até com manobrista gratuito (caso você curta ir de carro), contra a trajetória desde a Grécia e Roma, as dificuldades para aqueles que necessitavam dos óculos, porém necessitavam de toda discrição e criatividade dos designers, que para atender tal demanda criou óculos em formatos de leques, formato de tesoura, com suporte de madeira, de ferro e até mesmo os de plásticos  .

End: Rua dos Ingleses, 108 – Morro dos Ingleses, São Paulo Tel: (11) 3149-4000

MUMBI – Museu Memória do Bixiga

Texto e foto de Divulgação: MUMBI

O Museu do Bixiga foi criado em 1980 por Armando Puglisi. Muitos itens expostos foram doados pelo próprio Armandinho, como era conhecido. Bicicletas, máquinas de fazer macarrão e garrafas onde eram entregues o leite de porta em porta são alguns dos objetos.

Read Previous

Conheça o Pintor Vicenzo Smntt Arendt

Read Next

Adidas pintado a mão virou peça de Museu

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.