ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

Centro Cultural Fiesp SP abre exposição “O Norte sem norte: fotografias de Elza Lima”

O Centro Cultural Fiesp, localizado na cidade de São Paulo, abre a exposição inédita “O Norte sem norte: fotografias de Elza Lima” com curadoria de Eder Chiodetto.

Imagem: Centro Cultural Fiesp

O Norte sem norte: fotografias de Elza Lima é uma mostra inédita no Centro Cultural Fiesp de uma das mais importantes fotógrafas paraenses em atividade. Nascida em Belém do Pará, em 1952, Elza encontrou em sua infância uma inesgotável fonte de inspiração. Ela retrata o interior da região amazônica por meio de um mergulho fundo em seus sonhos de menina, rememorando as histórias que seu avô contava para ela e invocando o imaginário enriquecido e ampliado por meio da literatura, da música e da mitologia locais. A exposição apresenta partes das memórias da artista – as festas populares, a pesca, as moradias, as brincadeiras infantis, um universo inteiro de referências visuais e simbólicas através de narrativas sublimes e sensoriais.

Sobre Elza Lima: Fotografa desde 1984. Seu trabalho se debruça em espaços Amazônicos e sua produção se caracteriza pela utilização dos cenários abertos captando situações oníricas de um tempo de aceleradas mudanças. Além do Brasil, realizou exposições na Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Espanha, França e Portugal. Suas obras podem ser encontradas em coleções de museus como Museu de Arte Moderna (MAM ) do Rio de Janeiro; Museu de Arte do Rio (MAR); Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo; Museu de Arte de São Paulo (MASP); Centro Português de Fotografia, Porto-Portugal; e Kunstmuseum Des Kantons Thurgau, Suíça. Atualmente desenvolve trabalho de pesquisa sobre as pescadoras do Porto Do Milagre em Santarém, região do Baixo Amazonas. Ministra cursos e palestra no Brasil e exterior.”

Data: Até 01 de agosto de 2021

Ingresso: Gratuito e necessário agendar pelo link www.sesisp.org.br/eventos

Local: Centro Cultural Fiesp (av. Paulista – em frente ao Metrô Trianon-Masp)

Imagem: Centro Cultural Fiesp

O Click Museus é um projeto que visa aproximar o público dos museus, democratizando o acesso às instituições culturais. Para conhecer mais sobre o projeto, acesse o link: https://clickmuseus.com.br/coletivo-akangatu-projeto-click-museus/

Lara mazeto

Read Previous

Museu Casa da Memória Italiana inaugura “Mostra Nonni di São Paulo”

Read Next

Conheça o Museu de Arte Sacra em São Sebastião

Deixe uma resposta