A tecnologia tem estado cada vez mais presente no nosso cotidiano. Para muitas pessoas, é a primeira coisa com que se tem contato ao acordar – e a última antes de dormir. E, nesse meio, muito se fala sobre algoritmo, como ele funciona, o que podemos fazer para ele ajudar nossos conteúdos chegarem mais longe. Mas você sabe quem desenvolveu o primeiro algoritmo do mundo? Ada Lovelace!
No século XIX, tivemos uma figura muito interessante: a Ada Byron King, ou Ada Lovelace. Matemática, escritora e condessa (as três coisas ao mesmo tempo), é considerada por muitos a primeira programadora. Assim, criou, também, o primeiro algoritmo que aplicou em uma calculadora, a Máquina Analítica. Esta consistia de uma espécie de “computador” desenvolvido por Charles Babbage, o “pai da informática”.
Ada era filho do poeta Lord Byron, um dos principais nomes do romantismo inglês, mas teve pouco contato devido à separação dos pais logo após o seu nascimento e sua mudança para a Grécia. Ainda assim, para desespero da mãe, Anabella, Ada se encantou tanto pela escrita poética, quanto pelo conhecimento matemático, científico e tecnológico.
Aos 17 anos, Ada Lovelace conheceu Mary Somerville, tradutora das obras o Marquês de Laplace, também matemático e físico francês. Nesse contexto, teve contato com outros inventores e cientistas que a incentivaram a estudar variadas formas de tecnologias. Um desses personagens foi Charles Babbage que, na época, estava começando a elaborar uma máquina de cálculo. Durante um jantar, Babbage questionou sobre a possibilidade de uma máquina poder não só prever, mas também agir de acordo com a previsão.
Esse questionamento ficou guardado na mente de Ada por quase uma década. Aos 28 anos, já casada e com três filhos, ela traduziu um artigo do pesquisador Menabrea que resumia o funcionamento da Máquina Analítica. No entanto, por sugestão de Babbage, Ada traduziu e incluiu notas pessoas com as suas percepções. Dentre elas, incluiu um plano de cálculo dos número de Bernoulli – uma sequência matemática de números racionais. Assim, deu-se a criação do primeiro algoritmo rodado em uma máquina. Aliás, em 1979, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos desenvolver uma linguagem de programação que foi chamada “Linguagem de Ada” em homenagem à Lovelace.
Fonte: Universidade de Yale
7 Comments
super, mulheres na história!
Legal, isso realmente ajuda, obrigado.
Algumas informações realmente excelentes, ótimo, percebi isso.
Esta é a primeira vez que faço uma visita rápida aqui e estou muito feliz em ler tudo em um só lugar.
Gosto muito de ler uma postagem que pode fazer homens e mulheres pensarem. Também, agradeço por me permitir comentar!
Gosto muito deste blog, é um local muito bom para ler e obter informações.
Ada Lovelace é uma inspiração para todos. Sua contribuição pioneira à programação de computadores é uma parte essencial da história da tecnologia.
Comments are closed.