ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

Arquiteta Lina Bo Bardi e suas principais obras

LINA BO BARDI

Foto: wikipédia

Mini Bio

A arquiteta Lina Bo bardi, nasceu em Roma em 1914, chegou no Brasil em 1946 figindo da segunda guerra mundial. Formanda na Universidade de Roma, em 1951 ela se naturalizou brasileira, e foi no no Brasil que ela encontrou a oportunidade de mostrar todos os seus talentos realizando diversos projetos, muitos dos quais são marcos inesquecíveis e importantes na história do Brasil.

Casa de Vidro

Foto: wikipédia

A casa de vidro foi o primeiro projeto de Lina no Brasil. Ela recebeu esse nome pois a estrutura é suspensa, todas as paredes exteriores são de vidro e sustentado por pilares, foi a primeira construção no bairro do Morumbi em São Paulo. A aquiteta residiu com seu marido por mais de 40 anos na residência, ela manteve o declinio no terreno e a vegetação do espaço.

MASP

Foto: Pri Poltroniere

O Museu de Arte de São Paulo é, sem dúvida, a obra mais famosa de Lina Bo Bardi. O museu é um projeto arrojado que se tornou uma das referências arquitetônicas do século XX. Como a própria Lina disse, o projeto do museu leva em conta a liberdade e a amplitude. Pode receber exposições de arte, e suas obras de arte e tamanhos variam. . Essa limitação leva às belas características de vão de concreto do MASP. O vão é de 74 metros e a distância é de 8 metros do solo.

Sesc Pompeia

Foto: Sesc Pompeia

Com o objetivo de aproveitar o galpão original da tanoaria e ao mesmo tempo transmitir o máximo de beleza e cultura possível às pessoas, Lina Bo Bardi falou:

Preservar a fábrica é preservar um pedaço da história da cidade, mas um pedaço da história como ela é mesmo, sem disfarces. Nada daquele conceito de que só deve permanecer o que é belo. O que é típico deve ser valorizado. Mesmo que seja simples, como seria obrigatoriamente uma fábrica de tambores.

Foto de Capa: Lina em 1967, no vão livre do MASP, ao lado do suporte de vidro. Foto: Acervo do Museu.

Juliana Rangel

Read Previous

Casa na árvore com formas geométricas

Read Next

Enedina Alves Marques a primeira engenheira negra do Brasil

Deixe uma resposta