#Vaga de Pesquisador – Memória SasiSUS
Contribuir para a implementação de um fluxo de gestão da informação e conhecimento na SESAI para criação da coleção “Memória do Subsistema de Saúde Indígena” (SasiSUS).
- Metodologia
Busca ativa e articulação com instituições governamentais, não governamentais, organizações e pessoas com acervos de documentos relacionados com a Memória SasiSUS a partir do ano de 1999.
Macro atividades
- Definir os critérios de seleção e inclusão de documentos na coleção “Memória SasiSUS”.
- Mapear e identificar as unidades institucionais (governamentais, não governamentais e organizações indígenas) e pessoas com acervos e/ou produtoras de documentos relacionados com o Subsistema de Saúde Indígena a partir do ano 1999.
- Contribuir para atualizar o documento “Mapeamento das Instituições envolvidas com Saúde Indígena no Brasil”.
- Fazer contato com as unidades institucionais e pessoas identificadas, informar sobre o mapeamento, realizar reuniões para apresentação da atividade e estabelecer colaboração.
- Mapeamento e seleção de documentos relacionados ao SasiSUS que atendam aos critérios de seleção estabelecidos.
- Contribuir com a especificação adequada de descrição e indexação dos documentos selecionados na base de dados “Memória SasiSUS”.
- Contribuir para a implementação de um fluxo para a gestão da informação e do conhecimento na SESAI visando a atualização contínua da “Memória SasiSUS”.
Principais produtos entregáveis:
- Plano de trabalho com cronograma semanal para a realização das atividades;Documento “Critérios de seleção e inclusão de documentos na coleção Memória SasiSUS”.
- Documento “Mapeamento das Instituições envolvidas com Saúde Indígena no Brasil”.
- Lista de instituições/pessoas/acervos mapeados com descrição das ações realizadas e encaminhamentos.
- Relatórios mensais das atividades realizadas de acordo com o plano de trabalho e cronograma estabelecido.
- Lista de documentos selecionados com principais dados para descrição e indexação em base de dados.
- Documento com descrição do fluxo de gestão da informação e do conhecimento para Memória SasiSUS.
Requisitos de disponibilidade:
O pesquisador será contratado como prestador de serviços para realizar as atividades essencialmente de forma remota (online) com disponibilidade para:
- Reuniões periódicas e atividades presenciais em Brasília e/ou outras cidades conforme necessário.
- Viagens nacionais para reuniões, visitas e/ou encontros com pessoas/ instituições com potencial de colaboração para a Memória SasiSUS.
- O custo com viagens (passagem aérea, alimentação e hotel) será à parte do contrato de consultoria.
- Pelo menos 20 horas mensais de dedicação para as atividades.
Formação e experiência desejada:
Pós-graduação em Ciências Humanas, Sociais ou da Saúde, experiência com direitos dos povos indígenas e política indigenista, especialmente no âmbito da saúde indígena; experiência com acervos documentais ou históricos, expertise no diálogo e articulação com instituições e pessoas relacionadas com a produção de documentos de interesse para a Memória SasiSUS.
Os interessados devem enviar o currículo por e-mail, especificando o número no assunto da oportunidade.
E-mail: bir.rh@paho.org
Vaga número: Sasi0224
Local: São Paulo
Contrato: Prestação de serviços
Data encerramento: 31 de julho de 2024