O que faz um Mediador Cultural?

Ao visitarmos museus e centros culturais têm sido cada vez mais comum à presença de profissionais educadores nos espaços expositivos, seja em visitas em grupos ou com o público espontâneo, esses profissionais são os “Mediadores Culturais”.

Sabe-se que o mediador cultural tem como função aproximar o público, a obra e a instituição na qual ela está sendo exposta, criando uma relação conjunta que possibilite a melhor compreensão do discurso expositivo criado. Aprofundando-se em diversas questões que perpassam áreas da filosofia, história, educação, teoria e crítica de arte, e da própria comunicação.

Conhecendo o acervo e as várias etapas da exposição, o mediador cultural busca auxiliar o público na compreensão das obras e do discurso expositivo, utilizando-se dos conhecimentos e experiências dos próprios visitantes afim de criar um vínculo com o conteúdo da exposto.

“A metodologia utilizada consiste em perguntar, compreender e dialogar com interlocutor, buscando enriquecer ao máximo o seu ponto de vista sobre a exposição. Nunca parte de narrativas prontas, de aulas preparadas e discursos prontos. Cada conversa parte de um lugar diferente e segue seu próprio caminho, conduzido pelo próprio visitante” – Leonardo Brant

Mas qual a formação do Mediador?

Infelizmente a profissão de mediador cultural não é regulamentada, e por isso não existe uma formação específica para os profissionais da área. Por isso, é muito importante que aqueles que já trabalham com exposições ou pretendem ingressar em ambientes museológicos e culturais, busquem formação constante, estando sempre atualizados sobre o assunto!

Pensando nisso, a equipe Click Museus desenvolveu a OFICINA PRÁTICAS EM MEDIAÇÃO EXPOSITIVA! Onde apresentaremos conteúdos teórico-práticos sobre mediação. Vamos abordar o histórico do mediador, as várias etapas na construção de uma exposição, técnicas de abordagem com o público e um importante conteúdo sobre acessibilidade em ambientes museológicos!

A “Oficina: Práticas em Mediação Expositiva” busca apresentar diferentes conceitos e metodologias que facilitem a compreensão e prática do mediador cultural, a fim de auxiliar em sua formação profissional e pessoal. Para isso, a oficina foi desenvolvida em três módulos que  serão apresentados de forma individual e consecutivos.

Módulo 1: Mediação Cultural: Considerações teórico-práticas com Rittieli Quaiatto

Módulo 2: Entre o Público e a Obra: Práticas e experiências na mediação com Renata Rodrigues

Módulo 3: Acessibilidade em Ambientes Museológicos com Jéssica Valente

Quer saber mais sobre nosso evento, veja nossa postagem sobre a Oficina!

Inscrições devem ser realizadas em nosso evento na plataforma Sympla, até as 14hs do dia 01 de dezembro de 2021! Garanta já sua vaga!

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain: razões para assistir

Os sapatos inusitados de Kobi Levy

• Olá! Boa noite! Há previsão de nova turma de Mediação cultural?

• Também tenho interesse em realizar o curso.

• Vai ter outro curso como esse 2023?