Ao visitarmos museus e centros culturais têm sido cada vez mais comum à presença de profissionais educadores nos espaços expositivos, seja em visitas em grupos ou com o público espontâneo, esses profissionais são os “Mediadores Culturais”.
Sabe-se que o mediador cultural tem como função aproximar o público, a obra e a instituição na qual ela está sendo exposta, criando uma relação conjunta que possibilite a melhor compreensão do discurso expositivo criado. Aprofundando-se em diversas questões que perpassam áreas da filosofia, história, educação, teoria e crítica de arte, e da própria comunicação.
Conhecendo o acervo e as várias etapas da exposição, o mediador cultural busca auxiliar o público na compreensão das obras e do discurso expositivo, utilizando-se dos conhecimentos e experiências dos próprios visitantes afim de criar um vínculo com o conteúdo da exposto.
“A metodologia utilizada consiste em perguntar, compreender e dialogar com interlocutor, buscando enriquecer ao máximo o seu ponto de vista sobre a exposição. Nunca parte de narrativas prontas, de aulas preparadas e discursos prontos. Cada conversa parte de um lugar diferente e segue seu próprio caminho, conduzido pelo próprio visitante” – Leonardo Brant
Mas qual a formação do Mediador?
Infelizmente a profissão de mediador cultural não é regulamentada, e por isso não existe uma formação específica para os profissionais da área. Por isso, é muito importante que aqueles que já trabalham com exposições ou pretendem ingressar em ambientes museológicos e culturais, busquem formação constante, estando sempre atualizados sobre o assunto!
Pensando nisso, a equipe Click Museus desenvolveu a OFICINA PRÁTICAS EM MEDIAÇÃO EXPOSITIVA! Onde apresentaremos conteúdos teórico-práticos sobre mediação. Vamos abordar o histórico do mediador, as várias etapas na construção de uma exposição, técnicas de abordagem com o público e um importante conteúdo sobre acessibilidade em ambientes museológicos!
A “Oficina: Práticas em Mediação Expositiva” busca apresentar diferentes conceitos e metodologias que facilitem a compreensão e prática do mediador cultural, a fim de auxiliar em sua formação profissional e pessoal. Para isso, a oficina foi desenvolvida em três módulos que serão apresentados de forma individual e consecutivos.
Módulo 1: Mediação Cultural: Considerações teórico-práticas com Rittieli Quaiatto
Módulo 2: Entre o Público e a Obra: Práticas e experiências na mediação com Renata Rodrigues
Módulo 3: Acessibilidade em Ambientes Museológicos com Jéssica Valente
Quer saber mais sobre nosso evento, veja nossa postagem sobre a Oficina!
Inscrições devem ser realizadas em nosso evento na plataforma Sympla, até as 14hs do dia 01 de dezembro de 2021! Garanta já sua vaga!
3 Comments
Olá! Boa noite! Há previsão de nova turma de Mediação cultural?
Também tenho interesse em realizar o curso.
Vai ter outro curso como esse 2023?