Os sapatos inusitados de Kobi Levy

Kobi Levy se graduou na Universidade de Artes e Design de Jerusalém em 2001. No entanto, sua especialização é em design de sapatos, criando como freelancer para empresas israelenses e internacionais. Além das produções para fins comerciais, ele também participou de diversas exposições de arte em Tel-Aviv, Tóquio, Jerusalem e Berlim, por exemplo.

Para Levy, a sua expressão utiliza o sapato como um pintor usaria uma tela. Assim, o pontapé para as suas criações são ideias, conceitos e imagens que, quando aplicadas aos sapatos, formam uma arte híbrida. Dessa forma, seu intuito é criar “esculturas usáveis”.

O objetivo é, portanto, criar obras de arte funcionais que tenham um caráter humorístico e que apresentem o ponto de vista único do artista. Para tal, Kobi Levy produz artesanalmente todas as peças no seu estúdio e está sempre em busca de novas técnicas possíveis e impossíveis para aplicar em um sapato.

“Footwear should have its life with and without being on the feet, on the contrary to cloths that exist only when being worn” (“Os sapatos deveriam ter vida própria estando ou não nos pés, ao contrário das roupas que só existem quando vestidas”, em tradução livre da autora)

A criatividade atrelada a elementos banais do cotidiano formam sapatos inusitados e exóticos. Um mocassim em formato de banana ou uma sapatilha com estrutura de matrioska já existem para além da imaginação de Kobi Levy. Aliás, todos estão disponíveis em seu site, caso tenha curiosidade de ver mais!

E aí, você usaria uma obra de arte dessas do Levy nos pés?

Foto de Capa: Juicy Santos

O que faz um Mediador Cultural?

Exposições em cartaz no Museu de Arte do Rio (MAR)