Educador(a) Bilingue – Museu das Favelas

vaga Afirmativa para Pessoas Negras / São Paulo – SP/Júnior-Trainee/Salário a combinar/Regime CLT/inscrições vão até: 30/09/2022

Descrição

Quem somos e o que fazemos?

Somos uma Organização Social privada sem fins lucrativos que realiza a gestão de projetos de interesse público, além de desenvolver e implementar projetos culturais e ambientais.

Atualmente realizamos a gestão do Paço do Frevo no Recife, local de salvaguarda desse patrimônio da Humanidade, do Museu do Amanhã, do Fundo da Mata Atlântica, do Cais do Valongo e do futuro Memorial do Holocausto, todos no Rio de Janeiro. A grande novidade é que o IDG será o gestor do Museu das Favelas, em São Paulo. O Museu tem previsão de abertura para junho de 2022 e ficará localizado no Palácio dos Campos Elíseos, na região central da capital paulista.

Do que você precisa para trabalhar com a gente?

Antes de tudo, você precisa valorizar o compartilhamento, trabalho em equipe, resiliência e comprometimento. É preciso também compreender o valor da diversidade e da equidade nas equipes de trabalho e na sociedade como um todo.

Aqui nós cuidamos de potenciais transformadores na vida das pessoas, que são a cultura, a educação e o meio ambiente.

Nós sabemos que atuar nessas áreas em nosso país é desafiador, mas nós não somos conhecidos por abandonar batalhas nem por desistir dos nossos sonhos. E é isso que esperamos de você!

Em alinhamento aos nossos valores institucionais, temos o comprometimento com a promoção da equidade e representatividade nas nossas equipes.

Entendemos que a diversidade fomenta a inovação e o IDG se posiciona como agente desta transformação social e deste incentivo pela inclusão.

O IDG nas pautas de inclusão social, diversidade e na promoção da equidade:

– Atualmente o quadro de colaboradores do IDG é composto em 42% por mulheres no Rio de Janeiro e em 57% no Recife;

– Nossas posições de liderança são compostas em 62% por mulheres no Rio de Janeiro e em 75% no Recife;

– Em 2018 conduzimos em parceria com a Coordenadoria Especial de Diversidade do Rio de Janeiro o programa Trans + Respeito, que tinha como objetivo a contratação de profissionais transsexuais, bem como sua integração ao ambiente institucional e a condução de treinamentos internos sobre a pauta Trans;

– Fazemos valer o direito ao nome social dos colaboradores através de todas as formas de identificações de circulação interna, tais como: crachás, nome exposto no ponto biométrico, comunicação eletrônica e física, além de sermos pioneiros junto a AMIL, inserindo e evidenciando o nome social na carteirinha do plano médico e dental;

– Contratamos intérpretes de libras para tornar acessível a tradução de todo o conteúdo disponibilizado por nós em reuniões internas, pesquisas, lives, rodas de conversa, palestras, atividades didático-pedagógicas, entre outros;

– Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2017 para o programa educativo “Frevo e Consciência Negra” do Paço do Frevo. A partir da percepção do papel dos museus como espaços de construção de uma memória coletiva cidadã, este projeto promoveu visitas mediadas, apresentações artísticas, oficinas, entre outras frentes que endossam a herança negra na formação do Frevo como expressão cultural;

– Desde 2016 o IDG promove e recebe através do Museu do Amanhã os ensaios semanais do grupo do Coral Uma Só Voz, um projeto que valoriza a inclusão social de pessoas em situação de rua, buscando resgatar a dignidade e autoestima dos participantes através da arte.

– Programa Evidências das Culturas Negras. O programa foi criado em 2016 e consiste em encontros promovidos pelo Museu do Amanhã entre o público e convidados para que as evidências das culturas negras não sejam apenas reminiscências, mas registros mais sólidos, repertório vivo da sociedade e das culturas afro brasileiras;

– O Projeto Meninas de 10 anos aposta na potência do encontro entre meninas e mulheres a fim de se romper estereótipos, fomentando nelas valores como sororidade, empatia, identificação e confiança. O projeto tem o objetivo de empoderar meninas hoje, em prol da valorização da equidade de gênero na ciência, bem como seu papel fundamental no desenvolvimento de ações eficazes para as próximas décadas.

– Visitas Cognitivas-Sensoriais no Museu do Amanhã através do seu Programa Educativo. Considerado um local democrático e de acesso a múltiplos públicos, o Museu recebe em horário exclusivo, pessoas com deficiência intelectual, autistas e outros transtornos do neurodesenvolvimento e seus acompanhantes, conforme orienta a Lei Municipal 6278/2017. As visitas acontecem através de inscrição prévia;

– Projeto Transportar para o Amanhã, que tem como público alvo homens e mulheres Trans que estão se direcionando ao mercado de trabalho e possui como objetivo geral o desenvolvimento de ações continuadas sobre arte, lazer, saúde, empregabilidade e cidadania, visando a saída gradativa das ruas e o retorno ao convívio familiar e/ou comunitário. O projeto se desenvolve através de encontros semanais no Museu do Amanhã e conta com debates e/ou a realização de atividades dentro dos temas propostos pelo IDG, que vão de encontro ao que o grupo objetivou para o trabalho. Os encontros contam sempre com a presença e mediação do setor de Relações Comunitárias do IDG de um educador e psicólogo da Prefeitura.

Agora vamos falar sobre a vaga de Educador(a) Intérprete de Libras!

Quais as principais atividades dessa posição?

• Realizar atendimento ao público espontâneo, informando e orientando sobre o espaço, seu funcionamento e demais normas de acesso e circulação;

• Realizar visitas mediadas, considerando conversa e compreensão do grupo, com o objetivo de criar um momento de aprendizagem coletiva que seja disparador de atitudes;

• Realizar Atendimento ao público surdo ou ensurdecido, fazendo a tradução dos conteúdos da exposição para LIBRAS;

• Elaborar estratégias para realização de visitas mediadas, identificando as especificidades dos sujeitos e grupos, a fim de garantir uma abordagem adequada às necessidades e interesses dos mesmos;

• Interpretar diálogos realizados entre pessoas que falam idiomas diferentes (Libras e Português) em situações de atendimento ao público;

• Interpretar vídeos, discursos, palestras, aulas expositivas, comentários, explicações, debates e outras reuniões análogas;

• Interpretar discussões e negociações entre pessoas que falam idiomas diferentes (Libras e Português).

• Assessorar nas atividades pesquisa em libras;

• Dar suporte à produção de textos, vídeos ou legendas como intérprete;

• Articular propostas que facilitem ou aprimorem a comunicação em libras, sejam atividades, ações, palestras, rodas de conversa, projetos, vídeos, transmissões ao vivo, visitas, entre outros;

• Articular e criar de vocabulário em Libras, relacionados às atividades educativas desenvolvidas no museu;

• Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional

• Estimular a articulação das ações educativa do Museu das Favelas com coletivos culturais, artísticos, de esportes e lazer e/ou meio ambiente – entre outros – sediados nas diferentes periferias do estado de São Paulo e demais estados Brasileiros;

• Desenvolver pesquisas sobre temas transversais à temática do Museu das Favelas e à atuação profissional do educador de museus, com o intuito de fundamentar e fortalecer a prática educativa;

• Propor atividades para o público espontâneo, com uma abordagem criativa e acolhedora dos saberes, a partir do desenvolvimento da autonomia de cada educador;

• Desenvolver ações atreladas aos estudos e demandas de acessibilidade e vulnerabilidade social, presencial ou remotamente, em constante diálogo com a realidade das periferias de São Paulo e do Brasil;

• Engajar-se nas ações continuadas em parceria com grupos escolares;

• Participar das formações promovidas pela Coordenação e pelo IDG, visando o seu desenvolvimento profissional;

• Propor e desenvolver conteúdos e formações para as equipes de educação, professores e demais públicos internos e externos, em formato presencial e/ou digital;

• Elaborar e apresentar plano de trabalho e de investigação, a ser desenvolvido a partir dos alinhamentos e orientação da coordenação;

• Planejar, desenvolver e realizar atividades e projetos educacionais alinhados à orientação da coordenação;

• Apresentar relatórios mensais de pesquisa, desenvolvimento e atendimento de público;

• Participar e dar suporte às iniciativas da Coordenação de Ações Educativas sempre que solicitado;

• Participar de avaliações trimestrais de aproveitamento.

Requisitos

Escolaridade mínima

Formação superior completa

Outros requisitos

O que é necessário para esta vaga?

• Desejável ter vivência com coletivos culturais, artísticos, de esportes e lazer e/ou meio ambiente – entre outros – sediados nas diferentes periferias do estado de São Paulo e demais estados Brasileiros;

Qual a formação exigida para desempenhar essa função?

• Formação Superior Completa em áreas relacionadas ao trabalho educativo em museus (Licenciaturas Diversas, Artes Plásticas/Visuais, Teatro, Fotografia, Design, Museologia e áreas afins);

• Certificado Prolibras

• Desejável conhecimento em algum idioma estrangeiro.

Benefícios

Vale-alimentação

Vale-refeição

Vale-transporte

Auxílio creche

Convênio com empresas parceiras

Assistência médica

Assistência odontológica

Candidate-se a vaga

fonte:vagas.com.br

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