Setembro Azul – Sabrina Ribeiro conta sobre o trabalho do profissional surdo no meio cultural

Neste mês a equipe Click Museus apresenta uma programação especial para o Setembro Azul, um período que tem como objetivo dar visibilidade a Comunidade Surda Brasileira, visando comemorar as conquistas obtidas pela comunidade surda ao longo dos anos, mas também em um importante processo de conscientização sobre a importância e necessidade da acessibilidade em suas diversas instâncias. Nesta edição convidamos Sabrina Ribeiro, educadora surda da Pinacoteca de São Paulo, para contar um pouco da sua formação e sobre seu trabalho e vivências no meio cultural. Assim, ela escreve esse texto para nós:

“Eu sou surda, artista, educadora e pesquisadora.
Eu me formei em artes visuais e sou pós-graduada em arte-educação, atualmente estudo mestrado em design.

Trabalho como educadora há 14 anos na Pinacoteca de São Paulo.
Produzo desenho, fotografia e vídeo sobre a cultura, a subjetividade, a experiência e a identidade no âmbito da visão de mundo dos surdos. Realizo pesquisa aprofundada sobre arte contemporânea, curadoria, cultura surda, arte surda, manifesto De’VIA e glossário de história da arte em Libras.

Sabrina Ribeiro realizando visita educativa junto a um grupo de pessoas surdas na Pinacoteca de São Paulo
Sabrina realizando visita junto a um grupo de pessoas surdas na Pinacoteca de São Paulo. Imagem fornecida pela autora.

Como pessoa surda, enfrento dificuldades de comunicação com ouvintes, tentando interpretar as expressões, por vezes, incompreensíveis, usadas por aqueles que não sabem língua de sinais (Libras). Minha vida toda tenho visto ouvintes que não sabem usar a língua de sinais, e tudo ao meu redor é feito e pensado numa perspectiva para ouvinte. Mas apesar do desafio, tenho grande dedicação, porque faço parte de uma minoria e tenho orgulho de possuir identidade surda e cultura surda. Assim, penso em expressar a minha experiência pessoal e singular como artista surda em diálogo com o mundo da arte visual.”

Da autora

Sabrina Denise Ribeiro é educadora do Núcleo de Educação da Pinacoteca de São Paulo. É formada em Licenciatura em Artes Visuais pela Faculdade Paulista de Artes. Possui pós-graduação em Arte-educação pelo Centro Universitário Senac, e atualmente cursa Mestrado em Design na Universidade Anhembi Morumbi.

Estágio Museologia – Associação Nacional de Inventores

Educador(a) Bilingue – Museu das Favelas