Cursos virtuais e gratuito nos museus de sp

Separamos uma lista de cursos e oficinas gratuitas nos museus de São Paulo, disponíveis no formato virtual. Essas oportunidades oferecem aprendizado e desenvolvimento em diversas áreas culturais e artísticas. Participar dessas atividades permite aprofundar conhecimentos, explorar novas habilidades e conectar-se com a rica herança cultural da cidade. Aproveite para se inscrever e enriquecer sua formação com as diversas opções de temas oferecidos.

O DIREITO À CIDADE PLURAL

Quem tem direito à cidade? De qual cidade falamos quando falamos de cidades plurais? Nessa palestra vamos abordar as formas simbólicas e concretas pelas quais vão se construindo os alicerces de cidades desiguais e segregadoras, e as formas de derrubar muros e construir conexões. Olharemos especialmente para São Paulo, de outrora e de agora, e das potencialidades de uma cidade mais justa.

A palestra será realizada pela plataforma Zoom. Faça sua inscrição aqui. Inscrições até 10/06.

Fonte: Casa das Rosas

ATELIÊ DE ESCRITA: A FATURA DO POEMA E A EDIÇÃO

O poeta contemporâneo deve ser um rigoroso editor. Seu olhar leva em conta a adequação das palavras, a posição delas na página em branco, a fatura do poema, se a caixinha fez o clique ou não. E dá-lhe corte e reparos, tudo para buscar a maior significação possível. Tudo significa: o tipo de fonte, a caixa alta ou baixa, os espaçamentos, as pausas, a pontuação, etc. Além de tudo, a tecnologia espiritual do poeta deve conseguir ouvir o que as palavras não dizem.

A atividade será realizada na plataforma Zoom. Inscrições até 06/06. Faça sua inscrição aqui.

Data e Horário: 07, 14, 21 e 28/06 das 14h30 às 16h30. Fonte: Casa das Rosas

RESISTÊNCIA COLONIAL NA LITERATURA DO QUEBEC (CANADÁ)

O curso traça um panorama da história quebequense a partir da Revolução Tranquila (1960-70) e indica alguns de seus principais autores. Com base no registro histórico e literário da chamada Revolução Tranquila (anos 1960-70), o curso aborda autores que nos convidam a estreitarmos laços com o mais setentrional dos países americanos vítimas do processo colonial.

Para se inscrever, clique aqui.

Data e Horário: Quartas, 5, 12 e 19 de junho, das 19h às 21h Fonte: Casa Guilherme de Almeida

FORA DA MOLDURA: PALMARES E TERRITÓRIO FULNI-Ô

Na antiga capitania de Pernambuco, não muito longe de Porto Calvo, cujos arredores foram registrados pelo pintor holandês Frans Post no século XVII, situavam-se os mocambos e quilombos dos Palmares. Portos como esse serviram aos europeus e seus descendentes, desde o século XVI, como base para a invasão de territórios originariamente indígenas e para investidas contra as formações sociais que funcionavam como refúgio de escravizados. Prosseguindo uma reflexão sobre imagens coloniais — o que elas revelam e excluem —, esta conversa aborda a resistência histórica de Palmares e dos indígenas Fulni-ô, hoje habitantes de um território situado praticamente na mesma latitude da matriz dos quilombos.

Data e Horário: 11 de junho, das 19h às 21h Fonte: Casa Guilherme de Almeida

PALESTRA: MÁRIO DE ANDRADE, MUITO CORPO PARA POUCA VIDA

A partir de fotografias, cartas, poemas e depoimentos, a palestra discute sobre a figura de Mário sob a luz de diferentes modos de performar o corpo no mundo e dá foco à relação do autor de Macunaíma com Oswald de Andrade, amizade tensa que marcou a história do Modernismo. Pensando nas representações de Mário de Andrade que são feitas no bojo da nossa produção cultural, qual imagem do escritor povoa o imaginário brasileiro?

Data e Horário: 25/05 às 11h Local Youtube: MASP

Vaga de Guia de Turismo- SENAC