Consultoria – A CASA

vaga em aberto até:01/12/2022 às 23h59

RESPONSABILIDADES E PRODUTOS
– A consultoria contratada será responsável por fornecer respostas específicas e sugestões de
caminhos e modelos. Os produtos gerados servirão de fundamento no desenvolvimento e
implementação do projeto acima identificado. Deverão ser entregues os 4 produtos
descritos abaixo, com atenção as necessidades e responsabilidades elencadas nas
descrições. Todos os produtos precisam ser entregues em Português e Inglês ou Espanhol.
Os relatórios precisam ser acompanhados também de apresentações visuais de
sumarização.
(a) Produto 1: Relatório de Diagnóstico – Plano de Vida Warao
Para a formulação deste produto, a consultoria precisa realizar consulta formal e presencial com
as artesãs beneficiárias do projeto visando identificar suas intenções e necessidades individuais
e comunitárias e de que forma essas se relacionam a cadeia de valor e ao modelo de negócio
para comercialização da marca e do artesanato Warao como solução duradoura de meios de
vida.

(b) Produto 2: Mapeamento da cadeia
Apresentar um mapeamento detalhado e descritivo da cadeia de valor do artesanato Warao, da
colheita da fibra de buriti aos e repasses de recursos às artesãs, apontando os avanços já
atingidos pelo projeto até o momento. Será necessário identificar os arranjos e processos já
existentes e apontar gargalos, problemas e riscos da cadeia, sugerindo possíveis soluções de
mitigação e caminhos de implementação que poderão ser seguidos na execução.
(c) Produto 3: Relatório de acesso ao mercado e modelos de negócio
O objetivo geral deste produto é identificar, por meio de pesquisa de outros cases de
associações e/ou outros formatos coletivos de inserção produtiva de comunidades artesanais
indígenas e/ou não-indígenas , comunicação com outras instituições, conversas com
compradores (lojistas), entrevistas em geral e do diagnóstico em campo com as beneficiárias do
projeto, possíveis formas de acessar mercados e modelos de negócio que podem se adequar à
realidade da comunidade Warao em prol da produção e comercialização da marca e do
artesanato warao, levando em consideração todas as facetas da cadeia. Para isso, faz-se
necessário mapear outros projetos de construção de cadeia de valor sustentável que possam
dar respostas às necessidades específicas das artesãs refugiadas warao, assim como lições
aprendidas e boas práticas aplicáveis ao projeto em epígrafe. Considerar que um dos objetivos
deste produto é responder se o modelo associativismo se encaixa na realidade da população
Warao como melhor formato jurídico para a organização das artesãs e também apresentar
possíveis alternativas considerando as complexidades legais, sociais e bancárias dessa
população.
(d) Produto 4: Relatório Final
Através das informações e conhecimentos obtidos, gerados e compilados, fornecer um relatório
final de sumarização, incluindo principais conclusões. Este relatório deverá conter também a
compilação dos resultados do projeto, lições aprendidas e um mapeamento final da cadeia de valor
e do plano de negócios que foi estabelecido durante a execução. Este relatório deverá ser entregue
em até 60 dias após o final da execução do projeto em dezembro de 2023.
● Centralizar toda a comunicação com a CONTRATANTE por meio da ferramenta de
comunicação, preferencialmente via e-mail, mantendo a administração da CONTRATANTE,
coordenador do projeto e equipe atualizados dos andamentos das atividades, para fins de
organização e suporte que se fizer necessário.

Entregar todos os produtos de forma diligente, observando cuidadosamente as boas práticas
de execução, obedecendo às especificações técnicas e toda e qualquer exigência aplicáveis
aos serviços, quando necessário.
● Refazer, sem qualquer ônus para a CONTRATANTE, todos os produtos que tenham sido
executados em desacordo com o estabelecido neste Contrato e suas propostas ou termo de
referência e normas, dentro do prazo estabelecido entre as partes, conforme orientações
encaminhadas.
● Comunicar à CONTRATANTE via e-mail, com antecedência mínima de 48h, a ocorrência de
qualquer fato ou condição que possa retardar ou impedir o desenvolvimento normal dos
serviços, não eximindo a CONTRATADA da responsabilidade pela sua solução, nem
justificando eventuais atrasos.
5 – DOS DOCUMENTOS PARA HABILITAÇÃO DA EMPRESA
5.1 Documentos referentes à Habilitação jurídica e Regularidade Fiscal:
a) Apresentação de ato constitutivo, estatuto ou contrato social, bem como cartão de CNPJ
com o CNAE respectivo ao serviço oferecido;
b) Documento de identificação do sócio administrador ou proprietário em caso de
sociedade individual;
c) Certidão negativa de débitos isolada ou em conjunto, relativos aos tributos federais e à
Dívida Ativa da União- Receita Federal do Brasil e Procuradoria da Fazenda Nacional.
6 – LOCAL DE TRABALHO
As atividades serão desenvolvidas de forma híbrida, podendo ser realizada de forma remota no que
couber, contemplando visitas técnicas e realização de trabalho nos abrigos indígenas em Boa VistaRR, Pacaraima- RR e Manaus – AM, mediante indicação pela coordenação técnica do projeto.
8 – DURAÇÃO DO CONTRATO
O contrato iniciará a partir da data de assinatura e durará até a entrega do produto final, não
devendo extrapolar a data do cronograma de entregas que será acordado com a CONTRATANTE.
que poderá ser modificado de acordo com a necessidade do Museu A CASA.

9 – INÍCIO PREVISTO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
A partir de novembro 2022.
10 – CARACTERÍSTICAS DO CONTRATO
O contrato será realizado na modalidade de prestação de serviços de consultoria LUMP SUM com
base nestes Termos de Referência.
11 – CRONOGRAMA DE PAGAMENTOS
A empresa contratada enviará os pedidos de pagamento conforme prazos que serão acordados
com a CONTRATANTE. Os pagamentos serão realizados em até 15 (quinze) dias corridos após o
envio do pedido de pagamento e nota fiscal para o financeiro do Museu A CASA. A aprovação
dos pagamentos será realizada pelo coordenador do projeto mediante satisfação e aceitação
dos produtos entregues com base nestes termos. Os pagamentos serão realizados da seguinte
forma:
-20% na assinatura do contrato.
-20% na entrega de cada um dos 4 produtos descritos na cláusula 4.
DA INCRIÇÃO E ENTREGA DE DOCUMENTAÇÃO
Favor, aplicar apenas se atender os requisitos destes termos. Enviar proposta contendo:
a) Proposta técnica;
b) Proposta orçamentária (calculando quaisquer impostos no valor total global);
c) Currículo dos membros da equipe (máximo de 2 páginas);
d) Carta de apresentação onde manifestem os interesses para trabalhar no projeto, as
experiências prévias do corpo técnico relevantes para as atividades destes termos e
referências de atuação profissional;
e) Entregar preenchido e assinado o formulário de autodeclaração para prevenção ao abuso e
exploração sexuais (em anexo), assinado pelo representante da empresa.

A documentação completa deverá ser enviada até o dia 01/12/2022 às 23h59 para
o e-mail: projetowarao@acasa.org.br, com o seguinte assunto: Consultoria de Diagnóstico

  • Projeto Artesanía Warao. O arquivo deverá ter nome e sobrenome do(a) candidato(a).
    O Museu A CASA dará a resposta apenas aos interessados selecionados até o dia
    09/12/2022, com base nos critérios mencionados e agendando a data da entrevista.
  • Acesse o Edital clicando aqui

fonte:acasa.org.br

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