ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

Conheça as 03 Pinturas mais famosas do mundo

Quando você pensa em uma pintura famosa, qual é a primeira tela em que você pensa? A misteriosa Mona Lisa? O grito perturbador? Estas são as obras-primas mais famosas da arte ocidental, uma coleção de dezesseis obras de pintores de diferentes épocas e continentes. O que eles têm em comum? Todos superam a barreira do tempo.

Mona Lisa, de Leonardo da Vinci

Foto: wikipédia

Esta pintura, considerada uma obra-prima de Leonardo da Vinci, começou em 1503/1506 e não foi concluída até 1517.

Apesar de ser uma pequena tela de apenas 77 x 53 cm, a Mona Lisa atraiu o público com um sorriso misterioso.

Esta pintura está atualmente no Museu do Louvre, em Paris. Esta pintura é pintada com óleo sobre madeira e é um símbolo do Renascimento francês.

Também conhecida como Gioconda, a naturalidade do protagonista é incrível. Esta mulher cuja identidade ainda é desconhecida é imortal neste retrato mais famoso da pintura ocidental.

A noite estrelada, de Van Gogh

Foto: Pinterest

Uma série de pinturas do holandês Vincent Van Gogh pode figurar entre as pinturas mais famosas do mundo.

No entanto, escolhemos “Noite Estrelada”, pintada em 1889. Esta obra é um óleo sobre tela, medindo 73,7 cm × 92,1 cm, atualmente no Museu de Arte Moderna de Nova York.

O artista admitiu voluntariamente, depois de cortar suas orelhas em uma doença mental, que escolheu o cenário visto da janela do quarto do Hospital Saint-Rémy Hospice, na Provença, como pano de fundo de sua noite estrelada.

O que mais chama a atenção do público é a espiral desenhada no céu, característica que pode ser considerada uma característica típica do impressionismo.

Composição número 5 (1948), de Pollock

Foto: Pinterest

O pintor norte-americano Jackson Pollock é uma referência ao mundo da pintura abstrata.

Sua quinta pintura foi criada em 1948 e foi adquirida em 2006 por um comprador privado que fez um lance de US $ 140 milhões.

A tela é grande, medindo 2,44 m x 1,22 m, e é feita de tinta líquida sobre placa de fibra. Uma curiosidade bastante peculiar: Pollock tinha o hábito de fumar quando pintava, por isso é possível encontrar vestígios de fuligem espalhados pela tela.

Juliana Rangel

Read Previous

IBRAM disponibiliza curso grátis: Para fazer uma exposição

Read Next

Exposição Virtual gratuita sobre a vida de Frida kahlo

Deixe uma resposta