ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

Obra de Van Gogh vira brinquedo na Lego

Obra do Artista em Lego

Van Gogh o artista da pintura a óleo “Noite Estrelada” será presenteado pela gigante de brinquedos Lego, que decidiu reproduzir sua pintura a noticia, antes de mais nada, surpreendeu os fascinados por Lego.

Lego ‘Noite Estrelada’ – Van Gogh. (Foto: Reprodução Lego/Luxury Launches)

A princípio a proposta de reconstruir uma das obras de arte mais icônicas veio do fórum criativo da empresa, que teve o apoio de mais de 10.000 pessoas.

De antemão o conjunto contém 1.552 obras e reproduções tridimensionais das pinturas de Van Gogh. O brinquedo irá capturar cada detalhe da obra de arte de uma forma vívida, por exemplo.

Lego ‘Noite Estrelada’ – Van Gogh. (Foto: Reprodução Lego/Luxury Launches)

Enfim, para potencializar ainda mais o efeito de liberação, o kit também contará com mini estátuas da artista, além de cavaletes, pincéis e telas impressas. A data em que o super colecionável será lançado ainda não foi revelada, ou seja, os fãs de Lego estão ansiosos por isso.

Análise da obra de Van Gog

“Noite estrela” é uma pintura criada pelo artista holandês Vincent Van Gogh em 1889. Na técnica de pintura a óleo sobre tela , atualmente se encontra no Museu de Arte Moderna (MoMa) de Nova York, nos Estados Unidos.

A tela apresenta o cenário das atividades noturnas, ao mesmo tempo com foco no céu e nas estrelas. Também há ciprestes subindo, como chamas, montanhas e aldeias. Essas obras são adequadas para o movimento de vanguarda europeu pós-impressionismo.

Esta pintura tem um significado simbólico porque mostrou grande movimento e energia sem precedentes tanto nas pinceladas quanto na história da pintura.

A Noite Estrelada (1889), óleo sobre tela, 73 x 92 cm. Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMa)

Van Gogh fez isso quando foi paciente voluntariamente do Sanatório Saint-Rémy-Provence na França. Durante a permanência na instituição, o artista não teve permissão para pintar no quarto onde dormia, pois ali havia uma sala especial.

Por isso, ele usa o esboço, a memória e a imaginação para fazer telas que reproduzam a vista de seu quarto.

Van Gogh conseguiu dar a impressão de estrelas se agitando no azul profundo do céu. A lua representada tem um tom laranja forte e um halo brilhante, espalhando-se na tela como um mar agitado.

A estrela está descentralizada, o que adiciona uma sensação de fusão à composição. O céu parece uma onda enorme na obra, o que deixa as pessoas tontas.

Podemos ver que o artista criou uma réplica estilizada da Via Láctea.

Quem foi Van Gogh?

À esquerda, autorretrato de Van Gogh (1889), à direita, fotografia do pintor
crédito da imagem:todamateria

Vincent Van Gogh nasceu na Holanda em 30 de março de 1853. Interessou-se pela pintura em 1880, sua saúde mental era muito frágil, viu na arte uma forma de expressar todo seu sofrimento.

O Artista vendeu apenas uma obra em todo sua vida, apesar de posteriormente ser considerado uma influência para as correntes artistisca do séxulo XX.

Em 27 de julho de 1890, o artista já estava muito debilitado devido a uma doença mental, e morreu 30 horas após um tiro no próprio peito.

Juliana Rangel

Read Previous

Senac Santos- Vaga para Monitor de Educação Profissional

Read Next

Ibram atualiza lista de cursos do Saber Museus

2 Comments

  • Juliana Rangel, pode fazer uma revisão no texto por gentileza? Principalmente na introdução e na legenda da matéria publicada na página do Click Museus no Facebook. Ficará mais inteligível e valorizará ainda mais sua matéria, que traz uma notícia tão encantadora. Obrigada💙

    • O trecho que precisa de revisão é a introdução: “Van Gogh o artista da pintura a óleo “Noite Estrelada” será presenteado pela gigante de brinquedos Lego, que decidiu reproduzir sua pintura a noticia, antes de mais nada, surpreendeu os fascinados por Lego.”

Deixe uma resposta