Quando você pensa em uma pintura famosa, qual é a primeira tela em que você pensa? A misteriosa Mona Lisa? O grito perturbador? Estas são as obras-primas mais famosas da arte ocidental, uma coleção de dezesseis obras de pintores de diferentes épocas e continentes. O que eles têm em comum? Todos superam a barreira do tempo.
Mona Lisa, de Leonardo da Vinci
Esta pintura, considerada uma obra-prima de Leonardo da Vinci, começou em 1503/1506 e não foi concluída até 1517.
Apesar de ser uma pequena tela de apenas 77 x 53 cm, a Mona Lisa atraiu o público com um sorriso misterioso.
Esta pintura está atualmente no Museu do Louvre, em Paris. Esta pintura é pintada com óleo sobre madeira e é um símbolo do Renascimento francês.
Também conhecida como Gioconda, a naturalidade do protagonista é incrível. Esta mulher cuja identidade ainda é desconhecida é imortal neste retrato mais famoso da pintura ocidental.
A noite estrelada, de Van Gogh
Uma série de pinturas do holandês Vincent Van Gogh pode figurar entre as pinturas mais famosas do mundo.
No entanto, escolhemos “Noite Estrelada”, pintada em 1889. Esta obra é um óleo sobre tela, medindo 73,7 cm × 92,1 cm, atualmente no Museu de Arte Moderna de Nova York.
O artista admitiu voluntariamente, depois de cortar suas orelhas em uma doença mental, que escolheu o cenário visto da janela do quarto do Hospital Saint-Rémy Hospice, na Provença, como pano de fundo de sua noite estrelada.
O que mais chama a atenção do público é a espiral desenhada no céu, característica que pode ser considerada uma característica típica do impressionismo.
Composição número 5 (1948), de Pollock
O pintor norte-americano Jackson Pollock é uma referência ao mundo da pintura abstrata.
Sua quinta pintura foi criada em 1948 e foi adquirida em 2006 por um comprador privado que fez um lance de US $ 140 milhões.
A tela é grande, medindo 2,44 m x 1,22 m, e é feita de tinta líquida sobre placa de fibra. Uma curiosidade bastante peculiar: Pollock tinha o hábito de fumar quando pintava, por isso é possível encontrar vestígios de fuligem espalhados pela tela.