Cartas de amor escritas por Dom Pedro I para Marquesa de Santos fazem parte da coleção do Museu Mariano Procópio.

Aventuras na História · Traição e abandono: 5 peculiaridades sobre o  relacionamento de Dom Pedro I e Domitila de Castro
Dom Pedro I e Domitila de Castro do Canto e Melo, a Marquesa de Santos

Que o primeiro imperador do Brasil era um mulherengo incorrigível e seus casos extraconjugais não eram nenhum segredo não é novidade. Mas você sabia que as cartas que ele trocava com sua amante, a Marquesa de Santos existem até hoje e estão guardadas em um museu?

O imperador do Brasil, Dom Pedro I,se referia à Domitila de Castro, mais conhecida como a Marquesa de Santos como “Meu bem” e “meu benzinho” em suas famosas cartas de amor. Algumas dessas enigmáticas cartas hoje fazem parte do arquivo histórico do Museu Mariano Procópio, em Juiz de Fora.

De acordo com o historiador Sérgio Augusto Vicente, Dom Pedro I não assinava as cartas usando seu régio nome, e sim como “Demonão” ou “Fogo Foguinho”. Além das trocas de carinho, os documentos colaboram para o estudo do  comportamento cotidiano e da vida privada da nobreza no século 19.

Ficou curioso(a) para saber o que o imperador falava em suas cartas? Então aqui vai uma palhinha:

“Meu benzinho,

Tenho o gosto de lhe enviar esta cestinha com hum delicado mimo dentro, estes dois cravos para que cravando-se no seu coração lhe farão conhecer a fidelidade do meu, que he todo seu, a coleira para pôr o forro e o dinheiro da mezada, que sem isso não se comprão os melloens: afinal remeto o meu coração, beijos e abraços, dados com aquella amizade que caracteriza.

Este seu amante,

O Demonão”.