Conheça a versatilidade de Piero Fornasetti

Se você tem o mínimo interesse por arte, com certeza já deve ter visto por aí as obras do italiano Piero Fornasetti. Nascido em Milão, com apenas 17 anos, o até então aspirante a artista, foi contemplado com uma bolsa de estudos para a Academia de Belas Artes de Brera; porém foi expulso dois anos depois por discordar do método de ensino da instituição. Mas este episódio não o impediu de conviver com outros artistas de sua época, como Giorgio de Chirico e Alberto Savinio.

Ao longo da sua carreira Fornasetti foi um artista eclético, se aventurando em diversas vertentes artísticas como pintura, desenho, design gráfico e design de produtos. Através desta constante experimentação, Fornasetti inventou um método de impressão que lhe permitiu obter efeitos gráficos únicos em lenços de seda. Em 1933 ganhou a atenção de Gio Ponti, com quem anos mais tarde estabeleceria uma parceria criativa muito estreita. O trabalho conjunto, que, na volta a Milão, produziria importantes conceitos de interiores e móveis, design e decoração de casas, apartamentos, cabines de navios ou auditórios de cinema.

Em 1952 Piero Fornasetti começou a trabalhar naquela que viria a ser a sua série mais famosa e icónica: “Tema e Variazioni” (“Tema e Variações”). Enquanto foleava uma revista do século 19, se deparou com a fotografia da soprano Lina Cavalieri (1874-1944), reconhecida na época como uma grande cantora de ópera e ícone de beleza. A partir daí criou uma série composta por 350 intervenções sobre o retrato da musa. Os desenhos estampam lenços, cinzeiros, pratos, bandejas e vários outros objetos, e são uma das fontes de renda de maior sucesso da empresa da família até hoje.

Artista transforma temas do próprio cotidiano em ilustrações fantásticas

Cartas de amor escritas por Dom Pedro I para Marquesa de Santos fazem parte da coleção do Museu Mariano Procópio.