Breve história da Bauhaus

“o objetivo da bauhaus não é um estilo, um sistema, um dogma ou um cânon, uma receita ou uma moda. a escola vai viver enquanto ela não depender da forma, mas continuar buscando atrás da forma cambiável o fluido da própria vida”

Walter Gropius

A Bauhaus foi uma escola de design alemã que teve grande impacto no cenário artístico dos anos 20 e 30. No entanto, sua influência foi muito além e chega até os dias de hoje. O arquiteto Walter Gropius a fundou em 1919 na cidade de Weimar. Sua principal ideia era reunir diferentes formas de fazer arte – muitas vezes marginalizadas – em uma escola formal. Dessa forma, a Bauhaus mesclaria, por exemplo, cerâmica, tecelagem, marcenaria, arquitetura, artesanato, escultura, pintura e desenho.

as três fases da bauhaus

A Bauhaus se pautava pelo foco no objeto. Sendo assim, as linhas e formas eram as mais simples possíveis para que a função do objeto ficasse em evidência. Além disso, era preciso levar em conta o tempo de produção e o custo, ambos baixos. Isso se devia ao contexto pelo qual a Alemanha estava passando: com o fim da Primeira Guerra Mundial, a economia do país estava em frangalhos e precisavam reerguê-lo de maneira rápida, barata e eficaz.

Portanto, a Bauhaus nasceu tendo como principais características a integração entre a arte e a indústria e a simplificação dos volumes, formas e linhas. Apesar disso, quando Gropius deixou a direção da escola, em 1928, o arquiteto Hannes Meyer ocupou o seu lugar. Nesse momento, a linha da Bauhaus se tornou mais social uma vez que o novo diretor acreditava que o design deveria responder às necessidades humanas, e não mais aos objetos.

Por fim, a última e curta fase, já sob pressão do nazismo em 1930, tem como diretor Mies van der Rohe. Fã assíduo do estilo neoclássico, o arquiteto pautou o “menos é mais” em construções, majoritariamente, em aço e vidro. A escola oficialmente fechou em 1932 e, apesar de terem tentado reabri-la, encerrou suas atividades por ordem dos nazistas no ano seguinte.

Foto de Capa: Trendy

Read Previous

Quem foi Carlos Marighella?

Read Next

Vila de Paranapiacaba: influência inglesa em SP

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *