Bauhaus disponibiliza para download livros e jornais raros

Gropius fundou a Bauhaus em Weimar, Alemanha, em abril de 1919, por meio de um manifesto, e registrou seus cursos de arte nele. Sabemos que 1919 foi o ano mais difícil para os alemães, porque o país acabava de sair da Primeira Guerra Mundial e foi obrigado a cumprir os requisitos do Tratado de Versalhes.

De 1919 a 1933, quando Hitler chegou ao poder, a Alemanha viveu a conturbada República de Weimar. Foi nessa época que surgiram grandes movimentos artísticos na Alemanha, como o expressionismo, o cinema e a própria Bauhaus.

Além disso, a estrutura da escola conta com vários estúdios criativos, cada um com um tipo específico de matéria-prima: madeira, aço, decoração de interiores, etc.

Alguns artistas famosos, como Kandinsky, participaram ativamente do projeto Bauhaus. McKinney mais uma vez afirmou: Tendo em vista a perseguição sofrida pelo movimento Bauhaus, principalmente nazistas, as atividades da Bauhaus tiveram que ser transferidas de Weimar para Dessau .

Download disponível no LINK

Foto de Capa:  Cethegus/Wikimedia Commons

Juliana Rangel

Quem foi Hélio Oiticica