6 Fotógrafos que você precisa conhecer

Selecionamos aqui fotógrafos famosos e jovens que você precisa conhecer

Já discutimos por aqui se a fotografia seria ou não uma espécie de arte. Assim como também tivemos a capacidade de debater sobre a necessidade de encontrar novas formas de debater o próprio conceito de arte.

Se você é um amante da fotografia, então provavelmente já deve ter ouvido falar sobre os fotografos que vamos apresentar.

Hoje, nós do Click Museus estamos aqui exatamente para apresentar brevemente a vida e da obra dos maiores fotógrafos do mundo.

1- Fotografias de Jan Saudek

Nascido em Praga em 1935, filho de uma Eslava (Tcheca) e de um Judeo, Jan Saudek é um sobrevivente do Holocausto. Iniciou sua carreira como aprendiz de fotógrafo e pintor no início dos anos 50, com apenas 15 anos.

De volta a Praga, Saudek teve que atuar como fotografo em um porão para evitar as atenções da polícia, já que seu trabalho abordava temas como corrupção, morte, símbolos políticos, erotismo, inocência e desejo, entre outros diversos temas controversos que, segundo o artista, retratavam nada além da complexa natureza humana.

2- Fotografias de Dasha Pears

Dasha Pears é uma artista finlandesa que produz obras conceituais. Seu foco é o autoconhecimento e os universos internos que existem em nós. Assim, cria mundos psicológicos através da fotografia através da sutileza e, por vezes, do etéreo.

As influências da fotógrafa são, principalmente, a pintura clássica, o pós-impressionismo, o surrealismo e a arte contemporânea. No entanto, busca inspiração, também, na psicologia e na neurociência, assim como na natureza e no estilo de vida escandinavo.

3- Fotografias de Antanas Sutkus

Um dos nomes mais importantes desta arte, a obra de Antanas Sutkus impactou o estilo de muitos artistas modernos.Normalmente apresentando um olhar bastante alegre, mesmo com fotos em preto e branco que causam um efeito um tanto quanto melancólico.O trabalho é resultado do acúmulo de 40 anos de fotografias do povo, bem antes da independência do país e da queda do regime totalitário soviético. Ignorando o que poderia ser considerado um comportamento criminoso.

4- Fotografias de Ellen Sheidlin

Conhecida como Sheidlina na internet, encontrou na fotografia a forma de experessar seus talentos, com apenas 25 anos ela consquistou milhares de fãs na internet.

5- Fotografias de Hannah Höck

Percursora da fotomontagem (técnica que utiliza parte de imagens para criar composições com colagem), a artista alemã Hannah Höck  (1889-1978), foi também representante do Dadaísmo.

O Dadaísmo surgiu na cidade de Zurique, na Suíça em 1916, propunha manifestações que rompessem com formas de linguagens, materiais e regras e mudanças nos modo de olhar para a arte.

6-Fotografias de Vivian Maier

Aparentemente destinadas à obscuridade, os negativos de Vivian Maier estavam perdidos na desorganização dos objetos que acumulou ao longo de sua vida. Até que, após sua morte, alguns deles foram comprados em um leilão de artigos usados por John Maloof.

Então por hoje é isso, esta foi a nossa seleção de fotografos.

Até a próxima!

Museu do Pontal – programação de abril celebra a cultura e a força dos povos originários do Brasil

Parque da Juventude e o antigo Carandiru