Hannah Höck e seu legado de fotomontagem

Portrait of Hannah Höch, ca. 1970. Photo by Zemann/ullstein bild via Getty Images.

Percursora da fotomontagem (técnica que utiliza parte de imagens para criar composições com colagem), a artista alemã Hannah Höck  (1889-1978), foi também representante do Dadaísmo.

O Dadaísmo surgiu na cidade de Zurique, na Suíça em 1916, propunha manifestações que rompessem com formas de linguagens, materiais e regras e mudanças nos modo de olhar para a arte.

Hannah Höch nasceu Anna Therese Johanne Höch em Gotha, Alemanha e 1 de novembro de 1889. Começou a estudar na Escola de Artes Aplicadas de Berlim em 1912, sob a orientação do designer de vidro Harold Bergen. Escolheu aprofundar os estudos em design de vidro e artes gráficas, para agradar seu pai.

Trabalhou projetando vestido, bordados, rendas e designs, no final de 1910 realizou uma sequencia de colagens incorporando padrões de costura e design bordados. Explicitamente abordava em suas obras questões de gênero, sexualidade, discriminação racial entre outras. Criticava a figura da mulher na sociedade moderna. Combinava imagens de jornais e revistas para expressar questões sociais do seu tempo.

Read Previous

Balaio de Arte e Cultura lança filme espetáculo para comemorar aniversário de 10 anos.

Read Next

Memorial da Resistência contrata – Estágio em Jornalismo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *