Fotografias Surrealista da Artista Finlandesa Dasha Pears

Dasha Pears é uma artista finlandesa que produz obras conceituais. Seu foco é o autoconhecimento e os universos internos que existem em nós. Assim, cria mundos psicológicos através da fotografia através da sutileza e, por vezes, do etéreo.

Meu trabalho é uma composição cuidadosa e, muitas vezes, tem uma inclinação para o minimalismo. É o meu jeito de expressar a ideia de que controlar a mente e criar espaços é crucial para descobrir quem somos e quem não somos.

Dasha Pears

Os pilares que embasam as obras da artista são o espaço surreal, o minimalismo, os blocos de cor, a fotografia e a manipulação digital das imagens. Sua intenção não é apenas oferecer uma fotografia, mas, sim, uma história visual. Sendo assim, Dasha Pears usa a técnica e a estética para explorar situações e narrativas que, normalmente, não são trabalhadas.

A fotógrafa começou a produzir em 2010. Desde então, expôs em diversos países como Rússia, França, Austria e Itália. Dasha, inclusive, já recebeu diversos prêmios por suas fotografias, como o Prêmio Fotográfico da Sociedade Americana, oferecido pelo Museu Smithsonian.

Princípios e inspirações de Dasha Pears…

Para Dasha Pears, a arte deveria se basear em três principais elementos: o sentimento, o significado e a estética. Além disso, defende que deveríamos sentir toda e qualquer emoção ao invés de a escondermos. Por fim, entende que não existe uma única maneira de enxergar o mundo e, portanto, está aberta a infinitas interpretações sobre as suas obras.

As influências da fotógrafa são, principalmente, a pintura clássica, o pós-impressionismo, o surrealismo e a arte contemporânea. No entanto, busca inspiração, também, na psicologia e na neurociência, assim como na natureza e no estilo de vida escandinavo.

Para ver mais, acesse o site ou o instagram de Dasha Pears.

CORPUS – Museu do Corpo Humano na Holanda

TePI- Plataforma Digital dos Povos Indígenas