#Vaga de Analista de Comunicação- Greenpace
Sobre esta posição
A posição é responsável por propor e implementar estratégias de mobilização – online e offline –, inspirando milhares de pessoas a entrar em ação, expandindo a base de apoio do Greenpeace Brasil, aprofundando seu engajamento e aumentando o alcance e impacto de nossas campanhas.
Responsabilidades
Especificamente, esta posição é responsável por:
Estratégia (30%).
- Junto ao time de Campanhas em que atua, liderar a construção das narrativas e mensagens chave, garantindo que sejam acessíveis a um público amplo e focadas nos nossos objetivos de mobilização.
- Em alinhamento com seu time de Campanhas e a Gerência de Mobilização, construir a “jornada do apoiador” de sua campanha – em outras palavras, mapear momentos chave ao longo do ano e propor estratégias de mobilização, online e offline, e comunicação em torno deles.
- Em alinhamento com a Gerência de Mobilização, liderar a implementação das táticas de mobilização de sua campanha, garantindo que elas tenham objetivos e metas de impacto claras.
- Monitorar o contexto externo para identificar oportunidades não-planejadas de “ativar” nossa base de apoio e, alinhado com a Gerência de Mobilização, implementar táticas de mobilização em resposta à elas.
- Junto do restante da equipe de Mobilização, garantir que a narrativa e táticas de mobilização propostas em nossas diferentes campanhas tenham coesão e se potencializem.
- Sob a liderança da Gerência de Mobilização e alinhado com o restante da equipe de Estrategistas de Mobilização, apoiar a construção e gestão de nosso calendário de mobilização.
- Cobertura de agendas, NVDAs (ações diretas) e campos estratégicos, apoiando a documentação de dados e histórias que fortalecem a mobilização da Campanha, priorizando nossa matriz de mobilização: apoio financeiro (doações), voluntariado (tempo) e mobilização/ativismo (voz).
- Em alinhamento com seu time de Campanhas, time de Pesquisas e de Engajamento, aproveitar investigações para elaborar relatórios e demais materiais de mobilização priorizando nossa matriz de mobilização: apoio financeiro (doações), voluntariado (tempo) e mobilização/ativismo (voz).
Mobilização online (40%).
- Produzir conteúdo para canais digitais de comunicação com nossa base de apoio, incluindo e-mails de mobilização, petições online e redes sociais – sempre com o objetivo de engajar e ampliar nossa base, tendo em mente melhores práticas.
- Dar apoio à realização de testes em páginas de petições e e-mails de mobilização, ajudando a avaliar seu desempenho e implementar otimizações com base em dados.
- Acompanhar tendências, melhores práticas e novas tecnologias em mobilização online, propondo inovações na forma de engajar nossa base de apoio, para além das petições.
- De forma pontual e quando solicitado pelas equipes responsáveis, produzir conteúdo de formato longo sobre nossas campanhas (por ex. textos para blog e relatórios).
Mobilização offline (20%).
- Em colaboração com nossa equipe de Voluntaries, identificar e criar oportunidades de envolvimento em nossas campanhas, aprofundando seu engajamento com a organização.
- Junto à nossa equipe de Ações, propor e apoiar a realização de ações offline inovadoras e ousadas dentro de nossas campanhas, garantindo alinhamento com nossas estratégias online.
Outras atividades (10%)
Conforme necessário e de forma pontual, dar apoio a outras atividades da organização.
Local de Trabalho: Manaus.
Modalidade: Hibrido .
Outros requisitos:
Qualificações
A pessoa ideal para esta posição deverá ter as seguintes qualificações:
Obrigatórias
- Graduação completa em Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas, Marketing e similares.
- Experiência em desenvolvimento e implementação de estratégias de comunicação, idealmente com foco em mobilização.
- Excelente capacidade de comunicação, com habilidade para articular questões complexas de forma clara e acessível – incluindo redigir conteúdo engajador para petições, e-mails de mobilização, redes sociais e outros meios de comunicação online.
- Capacidade de analisar dados de desempenho de campanhas e usar métricas para otimizar estratégias.
- Compreensão e capacidade de análise crítica do contexto externo.
- Criatividade, proatividade, pragmatismo e atenção ao detalhe.
- Flexibilidade, incluindo disponibilidade para, em momentos pontuais, adequar seu horário de trabalho a diferentes fusos.
- Disponibilidade para viagens nacionais e internacionais.
Desejáveis
- Familiaridade com ferramentas, plataformas e práticas de mobilização online, como petições online, sistemas de gerenciamento de e-mail marketing e análise de dados.
- Nível intermediário de inglês, escrito e falado, considerando que esta posição se relaciona com os demais escritórios do Greenpeace pelo mundo.
- Experiência em captação de recursos.
- Experiência internacional e capacidade de colaborar com equipes interculturais.
- Experiência em ativismo, idealmente em uma organização de mobilização e campanhas.
- Experiência e conhecimento na pauta socioambiental, idealmente em temas nos quais o Greenpeace Brasil atua.