Tabuleiro: o podcast de Maria Bethânia

Em novembro de 2021, Maria Bethânia deu voz ao podcast Tabuleiro. O programa é resultado das influências literárias que acompanharam a artista ao longo da sua carreira. Ela, inclusive, já dramatizou textos de Clarice Lispector, como “Três vezes cem” e “Depois de uma tarde”. No entanto, a abelha rainha da MPB resolveu conquistar novos espaços.

Tabuleiro contou com seis episódios, com cerca de uma hora de duração cada, inéditos e gratuitos. Porém, como era de se esperar, no primeiro deles, Maria Bethânia dedicou a Caetano Veloso e se debruçou sobre Clarice. Além disso, fez ponte entre a escritora e outros artistas marcantes da música negra norte americana, como Billie Holiday, Nina Simone e Chet Baker. Para ela, a literatura de Clarice e as músicas tem uma característica essencialmente em comum: a intensidade.

O segundo episódio é uma mistura de Cazuza, Gonzaguinha, Milton Nascimento, Oswald de Andrade e Lina Bo Bardi. Sendo assim, Bethânia narra um Brasil que já conhecemos de uma maneira diferente, nova. É, portanto, um episódio sobre gente e sobre a gente. Dá até um frio na barriga!

“De todas as maneiras que há de amar, várias estão no programa.” (Episódio 4 de Tabuleiro)

O terceiro episódio é de Vinicius de Moraes e a estrela guia é o amor nas palavras escritas e cantadas. Então, seguindo a lógica de amores entrelaçados e únicos, o quarto episódio tem Bethânia falando de Chico Buarde e Carlos Drummond de Andrade. No entanto, nesse caso, a guia é o Rio de Janeiro e as nuances da cidade maravilhosa nos poemas de canções.

No quinto, Maria Bethânia retorna ao irmão, Caetano Veloso. Porém, a explora através das traduções da década de 60 de Augusto de Campos. O amor permanece visto que, segundo a cantora, ele está em tudo. Mas também fala da beleza e do tempo.

Por fim, o último episódio dedica-se à produção portuguesa. Maria Bethânia sempre foi grande apaixonada pela literatura de Portugal e, sendo assim, dá voz de maneira quase mágica a Camões, Eugénio de Andrade, Manuel Alegre e outros.

Os episódios são poéticos, a voz de Bethânia preenche o ambiente, os ouvidos e o coração. O programa Tabuleiro tem transmissão na Rádio Batuta, hospedada no Instituto Moreira Salles. Para ouvir, é só clicar nesse link.

Foto de capa: Farol da Bahia

Read Previous

Exposição 360 ° por São Paulo do Museu de Arte de Rua

Read Next

Museu dos Dinossauros em Minas Gerais

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *