Museu dos Dinossauros em Minas Gerais

O Museu dos Dinossauros fica em Peirópolis, um distrito rural de Uberaba, em Minas Gerais. Assim, o parque, que também é centro cultural, expõe um grande acervo histórico e, claro, reproduções em tamanho real de dinossauros gigantes!

A região onde fica o Museu ganhou uma nova notoriedade na década de 40. Até então, era conhecida apenas pela extração de calcário, mas encontraram fósseis durante a construção de uma linha ferroviária da Companhia Mogiana. Assim, o “pai da paleontologia brasileira”, Llewellyn Ivor Price, foi para a região explorar e recuperar os vestígios que foram encontrando. Inclusive, as centenas de fósseis que resgataram dataram do período Cretáceo (entre 100 e 65 milhões de anos atrás). Além disso, a maioria deles pertencia aos titanossauros, um gênero de dinossauros sauropodes.

Esses vestígios estão sob guarda do Museu de Ciências da Terra do Serviço Geológico do Brasil, no Rio de Janeiro. No entanto, o título de “Terra dos Dinossauros do Brasil” permanece em Uberaba e o Museu dos Dinossauros ainda possui o maior acervo paleontológico do país. Assim, soma mais de 4 mil fósseis em exposição divididos entre dinossauros herbívoros e carnívoros, crocodilos, tartarugas, rãs, peixes, aves, mamíferos, conchas, plantas e microfósseis.

Galeria de imagens

Além disso, na área externa, há a reprodução do ambiente no qual as espécies viviam e as réplicas em tamanho real. Seja criança ou adulto, não tem como não se fascinar! Já pensou poder fazer um piquenique ou uma aula de yoga em meio aos dinossauros? Lá é possível!

O museu e o centro de pesquisa atrelado a ele fazem parte do Geossítio Peirópolis, instituição que se dedica a preservar e a estudar os fósseis. Porém, sua importância não é só científica. Ela é também econômica, social e turística uma vez que tem papel fundamental na educação e conscientização ambiental, além da geração de emprego e renda para a comunidade ao redor.

SERVIÇO DO MUSEU DOS DINOSSAUROS

Endereço: Rua Durvalina Quintino da Cruz, 40 - Peirópolis

Funcionamento: Terça a sexta, das 08h às 17h; Sábado, domingo e feriados, das 08h às 17h30.

Entrada gratuita.

Foto de Capa: Turismo em Minas Gerais