Exposição 360 ° por São Paulo do Museu de Arte de Rua

O que você acha de poder ver grafites espalhados pela cidade de São Paulo sem precisar sair de casa? Foi pensando nisso que o Museu de Arte de Rua desenvolveu o projeto MAR 360 °. Assim, em parceria com a Triarts New Media, é possível visitar mais de 120 murais de grafite que se espalham por diversas zonas e bairros. A empresa nacional, fundada em 2001, foi pioneira na utilização de tecnologia 3D em publicidades e ações culturais.

A ideia surgiu durante a segunda onda da pandemia da Covid-19. Então, foi uma forma de levar a arte e as cores para mais perto das pessoas que não podiam ir até ela, de maneira segura. Sendo assim, 12 das 120 obras que incluíram no circuito abordam essa temática, mas a outra metade discute assuntos diversos. Além disso, é possível ver obras de artistas consagrados no meio, como Speto, Alexandre Orion e Mundano, por exemplo.

O projeto do MAR 360 ° demorou cerca de 3 meses para ser feito. Assim, foi feita a captação das imagens, a programação e a criação da plataforma que abrigaria o circuito virtual. A captação, aliás, foi feita com uma câmera 12K em um drone a fim de que o visitante pudesse ver todos os detalhes de cada um dos murais.

Além disso, há, na plataforma do projeto, um mapa interativo. Este é de autoria de Suryara Bernardi, ilustradora e artista com formação em Design gráfico e Mestre em Artes pela UFMG. A trilha sonora também é especial. Sua elaboração ficou por conta de Tejo Damasceno. O produtor já trabalhou com nomes como Racionais MCs, Nação Zumbi e BNegão.

Para explorar o projeto MAR 360 °, é só clicar no link e se perder pela cidade de São Paulo!

Autorretrato de Frida Kahlo é a obra mais cara da América Latina

Tabuleiro: o podcast de Maria Bethânia