Vida e obra de Sebastião Salgado

Já discutimos por aqui se a fotografia seria ou não uma espécie de arte. Assim como também tivemos a capacidade de debater sobre a necessidade de encontrar novas formas de debater o próprio conceito de arte. Mas se ela realmente é uma forma de expressão artística, Sebastião Salgado vai um passo além.

Hoje, nós do Click Museus estamos aqui exatamente para entregar um detalhamento completo da vida e da obra de um dos maiores fotógrafos do nosso país. Sendo reconhecido internacionalmente pelo aspecto social do seu trabalho.

Vamos conferir?

Vida e obra de Sebastião Salgado

Primeiramente é importante dizer que Sebastião Salgado é um mineiro que nasceu no distrito de Aimoré em 1944. Mas a sua vida o levou a passar a maior parte da juventude no Espírito Santo, na capital de Vitória.

Em 1967 se formou como economista pela universidade federal local. Sua formação acadêmica continuou no ano seguinte cursando um mestrado no estado de São Paulo, onde se casou com Lélia Deluiz Wanick e logo após se mudaram para Paris em 1969.

Chegando lá, fez seu doutorado e passou a trabalhar na Organização Internacional do Café, na capital da Inglaterra. A fotografia finalmente surgiu então neste momento como uma expressão de Hobby.

Carreira de fotógrafo

Somente em 1973 resolveu se profissionalizar como fotógrafo. Sendo inicialmente um freelancer para agências, registrando eventos importantes em mais de vinte nações diferentes.

Acabou por, através da agência Gamma, documentar toda a Revolução dos Cravos.

Seguindo então uma carreira de vários momentos impressionantes, como em 1986 fez a publicação do seu primeiro livro “Outras Américas”, nele registrou a vida de camponeses e nativos de toda a américa do sul.

Participou também de outros feitos, como por exemplo acompanhar os primeiros 100 dias do presidente Ronald Reagan enquanto trabalhava para o New York Times em 1981.

Fotografou vários movimentos de êxodos rurais que marcaram a história do povo brasileiro e vários outros eventos.

Algumas de suas principais obras são:

  • Serra Pelada (1999)
  • O Fim da Pólio (2003)
  • Um Incerto Estado de Graça (2004)
  • África (2007)
  • Perfume de Sonho (2015)

E aí, gostou de conhecer mais sobre a história de Sebastião Salgado? Então deixe suas impressões e dúvidas nos comentários.

Até a próxima!

Foto de Capa: © Sebastião Salgado

Read Previous

As 5 obras de arte mais caras do mundo

Read Next

O que é memória institucional?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *