O que é memória institucional?

Quem está iniciando seus estudos em uma graduação em história, ou mesmo quem gosta de aprender mais sobre museus e acervos, às vezes pode se deparar com termos diferenciados. Então, você sabe o que é Memória Institucional?

Hoje, nós do Click Museus estamos aqui para trazer uma ideia geral sobre o tema e garantir que você tenha uma absorção completa deste conteúdo.

Vamos conferir?

O que é memória institucional?

O conceito de memória institucional está intrinsecamente ligado ao conceito de memória que já falamos em outro momento. Neste caso, serão os acervos de informações e documentos históricos ligados a uma instituição, que pode ser uma empresa, escola, biblioteca…

Mas o que talvez seja mais irreverente para a maioria nesses casos é exatamente o que constitui um documento histórico de uma instituição. Toda a documentação pública, como os anais de reuniões e até mesmo contratos, são importantes.

Entretanto, muito é recordado através de folhetos, brindes, propagandas e até mesmo mídias promocionais em geral. Sendo assim, os profissionais da área se especializam para trabalhar encontrando fragmentos de informações relevantes para remontar a trajetória da organização de uma maneira geral.

E é impossível definir o que é memória institucional sem trabalhar conceitos que marcaram os próprios clientes. Por isso, pode ser interessante ir atrás de registros de pesquisas e até mesmo consultar o momento histórico no qual um documento em especial estava inserido.

Hoje, existem empresas especializadas em trabalhar com estes conceitos e catalogar tudo de forma bastante organizada. Garantindo que a história do local seja preservada com bastante fidedignidade.

Então por hoje é isso, espero que você realmente tenha entendido o que é memória institucional. Mas se ainda ficou alguma dúvida sobre o tema, sem problemas!

Nós do Click Museus estamos prontos para te ajudar, basta entrar em contato pelos comentários abaixo, ok?

Até a próxima!

Vida e obra de Sebastião Salgado