Receita de tinta azul medieval é encontrada

Pesquisadores da Universidade Nova de Lisboa conseguiram traduzir um livro medieval escrito em um idioma já extinto, e conseguiram encontrar a receita para produzir a tinta usada pelas pessoas da época medieval.

A tinta, que é retirada de uma flor conhecida como Chrozophora tinctoria, era utilizada para pintar tecidos, livros e pinturas.

Sabemos que a tonalidade azul normalmente é usada para representar ingenuidade e pureza, além de indicar poder e uma alta colocação na hierarquia social.

Dessa forma,   esse pigmento retirado da  Chrozophora tinctoria era utilizado em itens literários de luxo, como livros de iluminuras. Além disso, por ser de origem natural, era também utilizado em alimentos, pesquisadores identificaram seu uso na casca de um queijo holandês.

Os pesquisadores portugueses acreditam que o texto encontrado e traduzido por eles, é do do século 15, e que a tinta era produzida por monges cristãos. A receita havia sido descartada pelo menos desde o século 19.

Com a invenção da prensa de Gutenberg, a produção dos livros deixa de ser artesanal, e passa a ser feita de maneira rápida e em grande escala. Assim, métodos e técnicas como esse – da pintura de iluminuras com pigmentos – se perderam na história.

Imagem de Skeeze por Pixabay

Ainda bem que conseguimos resgatar alguns e descobrir um pouquinho mais sobre o passado, né ?

Read Previous

A complexa natureza Humana através dos olhos de Jan Saudek

Read Next

Coleção Primeiros passos agora está disponível online!

5 Comments

  • Muito legal essa informação. São poucas as plantas de que se pode extrair pigmento azul. Sugiro, caso possam editar o texto, que no final do segundo parágrafo troquem “Além disso, por ser de origem natural…” por “Além disso, por não ser tóxico…”. Assim, evita-se a ideia de que qualquer substância de origem natural não possa tóxica.

  • Que legal. Seria ótimo maiores informações, como, por exemplo, um link com a fonte ou o texto original dos pesquisadores. Eu adoraria ler mais sobre isso! Poderiam disponibilizar?

  • Gostaria de saber se alguém já estava utilizando e se serve para têxteis, substituindo o indigo, que tem o processo muito difícil e oneroso.

  • “A tinta, que é retirada de uma flor conhecida como Chrozophora tinctoria, era utilizada para pintar tecidos, livros e pinturas.”. Convenhamos que “era utilizada para pintar pinturas” é de lascar!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *