Plano de Comunicação – Museu a Casa

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO PLANO DE COMUNICAÇÃO DO PROJETO WARAO

  1. SOBRE O MUSEU A CASA
    O Museu A CASA do Objeto Brasileiro (“Museu A CASA”) é uma instituição cultural sem fins
    lucrativos com mais de 25 anos de existência. Tem como missão contribuir para a preservação,
    o reconhecimento, a valorização e o desenvolvimento da produção artesanal e do design
    brasileiros. O Museu A CASA foi um dos pioneiros no Brasil na realização de projetos sociais
    junto às comunidades e associações de artesãos em várias regiões do Brasil, com o objetivo de
    preservar a memória cultural, a memória de ofício artesanal, valorizar o artesão, preservar as
    técnicas artesanais, transmitir e multiplicar saberes de tradição. Busca como resultado tornar
    as comunidades auto sustentáveis através da geração de renda e autogestão.
    Tornou-se um centro de reflexão sobre a identidade cultural brasileira ao estabelecer relações
    multidisciplinares e a integração entre as artes.
    Em 2022, A CASA concentra seus esforços em se consolidar como um espaço cultural com foco
    em articulação. Nosso propósito é “Ser um espaço de valorização, visibilidade e discussão dos
    saberes artesanais tradicionais e contemporâneos, contribuindo para a consolidação da sua
    importância no imaginário coletivo e no cotidiano da sociedade brasileira.”
    O Museu A CASA respeita todas as pessoas igualmente sem distinção alguma de raça, sexo,
    religião, cor, origens nacionais ou étnicas, língua, estado civil, orientação sexual, idade, padrão
    socioeconômico, deficiência, convicção política, cultura, costumes, tradições ou qualquer outra
    característica diferenciadora.
    O Museu A CASA respeita e segue diretrizes éticas bem como a legislação brasileira vigente, e
    reitera que proíbe e repudia todos as ações que vão contra seus valores, incluindo a
    discriminação, preconceito, assédio, trabalho infantil, trabalho forçado, corrupção, abuso e
    exploração sexuais.
    PROJETO WARAO
    O Museu A Casa, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados – ACNUR e o
    Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, deram início, em 2019, ao projeto de
    “Estruturação da Cadeia de Valor do Artesanato Warao” com a população venezuelana
    indígena da etnia Warao (Povo da Água), em Boa Vista, Manaus e Pacaraima – Roraima.
    Os Warao, grupo étnico constituído há mais de oito mil anos no delta do rio Orinoco, dirigiramse ao Brasil, principalmente para os estados de Roraima, Amazonas e Pará. Para

eles, a palmeira buriti é considerada uma mãe, proporcionando tudo que necessitam para
alimentação, habitação e artesanato, tendo como base a fibra da sua palma. Ao contemplar as
artesãs trançando ou tecendo, conclui-se que a habilidade em executar suas técnicas
artesanais tornou-se um conhecimento inerente a sua existência.
O projeto tem como objetivo contribuir para melhoria das condições de vida e a preservação
da cultura das populações warao refugiadas no Brasil. Tal escopo se vincula à necessidade de
expansão da rede comercial dos objetos WARAO. Para tanto, uma estratégia de comunicação
clara, sobre o projeto e sobre a produção artesanal WARAO, é fundamental.

2 – OBJETIVOS DESSE TERMO DE REFERÊNCIA
O presente Termo de Referência tem como objetivo a contratação de serviços especializados
para elaboração de um plano estratégico de comunicação do Projeto WARAO a ser
desenvolvido no período de dezembro de 2022 a março de 2023..
3 – ETAPAS E ENTREGAS
A prestação de serviços deverá contemplar as seguintes etapas e entregas:
● Revisão materiais e estratégias já definidas, considerando estratégia comercial em
execução e a identidade visual do projeto WARAO – Assessment
● Benchmark
● Brand Definition Model
● Definição e elaboração de Pilares de Conteúdo
● Definição do Ecossistema de Canais & KPIs
● Elaboração materiais de apresentação do projeto e de modelos a serem utilizados
● Concepção de roteiro para vídeo institucional WARAO
● Confecção de vídeo institucional WARAO a partir de materiais existentes
● Proposta de alinhamento da Comunicação Warao com Comunicação A CASA
● Plano de implementação da nova estratégia de comunicação

4 – EXPERIÊNCIA E REQUISITOS
Poderão participar desta chamada empresas legalmente constituídas, cujo CNAE seja
compatível com o escopo da contratação e que comprovem experiência relevante na área de
comunicação relacionada a organizações culturais e/ou do terceiro setor.
A empresa deverá enviar proposta comercial e cronograma de atividades, assim como o
portfólio da empresa e o cartão de CNPJ.
5 – PRAZO PARA ENVIO DE PROPOSTAS:
07 de dezembro de 2022

  1. INÍCIO PREVISTO DA CONTRATAÇÃO:
    Dezembro/2022
    E-mail para envio da proposta comercial e documentação: adm@acasa.org.brcitar
    PLANO DE COMUNICAÇÃO DO PROJETO WARAO
    no assunto do e-mail.

fonte:acasa.org.br

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