Plano de Aula Casa-Museu Eva Klabin (RJ)

Autora: Caroline Greco Gioia

Formação: Licenciatura em Artes Visuais Faculdade: UERJ

Museu: Casa-Museu Eva Klabin, no Rio de Janeiro.

Habilidades da BNCC: Identificar e apreciar formas distintas das artes tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Nome do Plano: Colecionando história, cultura(s) e arte

Segmento: Ensino Fundamental II

Materiais: Papel, lápis grafite e lápis de cor, tintas e pincéis, projetor, celular.

Duração: 3 aulas

Objetivo Geral: Ampliar o repertório artístico e cultural.

Objetivos Específicos:

Conhecer a história de Eva Klabin.

Visitar a Casa-Museu.

Produzir visualidades a partir das experiências no museu.

Desenvolvimento:

Aula 1 – Sala de Aula

Em sala de aula, o docente questiona os alunos se conhecem ou se já visitaram a CasaMuseu Eva Klabin. O docente explica aos alunos o que é uma casa-museu, e quem foi Eva Klabin. Em seguida, o docente mostra alguns vídeos da internet e o próprio site da instituição para que os alunos formem suas primeiras impressões sobre o local. Os alunos contam suas principais expectativas sobre a visita que ocorrerá na próxima aula.

Aula 2 – No Museu

Realização de uma visita guiada com os alunos à Casa-Museu Eva Klabin. Os alunos podem, durante o momento da visita, interagir com o local, fotografando obras de arte ou fazendo anotações que considerem pertinentes.

Aula 3 – Fechamento

Após a visita Em sala de aula, o docente pede aos alunos que comentem o que acharam da visita à casa-museu. Em seguida, solicita à turma que criem uma imagem, na forma de desenho, pintura – ou outras expressões artísticas – que traduza essa experiência. As imagens serão utilizadas para a construção de um mural na sala de aula.

Canal Eva Klabin. 2021. Disponível em Acesso em 25 ago. 2021.

Casa Museu Eva Klabin. 2021. Disponível em: Acesso em 25 ago. 2021.

Minicurrículo

Caroline Gioia é professora de Artes Visuais graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui especialização em Ensino de Artes Visuais pelo Colégio Pedro II. Atua como professora de Artes em escolas privadas lecionando para os ensinos fundamental e médio.

Encaminhe seu plano de aula

Não importa se você é calouro, se nunca foi professor, se cursa humanidades, exatas ou biologicas, nos ajude a criar um Banco de Plano de Aulas. Assim que finalizar seu plano de aula encaminhe para o e-mail: clickmuseus@gmail.com

Os 5 Melhores filmes sobre feminismo

Glossário Coletivo – Sinais Museus do Brasil PARTICIPE!