ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

Plano de Aula – Pinacoteca

AUTORA: Jocélia Santana Barreto

FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL: ANTROPOLOGIA

FACULDADE: UNICAMP

MUSEU: PINACOTECA

HABILIDADES DA BNCC: Conhecer, aprender, interpretar o conhecimento sobre os diferentes povos que formaram a nação brasileira; desenvolver o exercício do pensamento crítico e valorização de diferentes culturas. 

NOME DO PLANO: Redescobrindo o Brasil

SÉRIE: Ensino Fundamental  II

RECURSOS NECESSÁRIOS: internet, tablet, computador, smartphone, lápis, borracha, canetas, celulares, microfones.

DURAÇÃO: 2 aulas

OBJETIVO ESPECÍFICO: As origens da nação brasileira, como foram retratados e caracterizados os brasileiros no Brasil Colonial.

DESENVOLVIMENTO:

Primeira aula:  museu virtual.

Utilizaremos a metodologia da Sala de Aula Invertida . Os alunos serão divididos em 4 grupos que farão um tour virtual pelo site do museu e visitar as  seguintes salas:  Tradição Colonial; O Nacional na Arte; Artistas Viajantes e  Imaginário Paulista.  Cada grupo buscará identificar a época histórica, a origem geográfica das obras, os conceitos e interpretações que lhe foram atribuídos ao longo dos séculos através da busca no site do museu e também com pesquisa em sites de busca e no aplicativo Google Arts and Culture (Google Artes e Cultura).

Segunda aula:  sala de aula

Na aula posterior cada grupo poderá escolher: 

  • Elaborar um e-book sobre as obras, a importância para o patrimônio histórico brasileiro;
  • Elaborar um podcast  simples (usando aplicativos )  contando sobre a visita no museu, a importância da coleção  e dando dicas de visitação sobre o museu.
  • Realizar um vídeo curto (com smartphone) escolhendo na coleção Brasil no máximo 5 obras e comentando sobre elas: autor, tempo histórico, origem geográfica, importância social para o país . 
  • Elaborar um artigo para ser publicado na mídia local sobre a visitação do museu, a importância de se conhecer o museu como patrimônio histórico, o que aprenderam e sugestões de exposições caso tenham novas ideias. 

Mini Currículo

Curso: Documentação de Acervo Museológico  

Entidade: Escola Nacional de Administração Pública – Escola Virtual do Governo 

Curso: Ciências Sociais Modalidade Antropologia

Entidade: Unicamp

REFERÊNCIAS

https://pinacoteca.org.br/

http://www.ibram.org.br

http://www.portaliphan.gov.br

http://www.portaliphan.gov.br

Juliana Rangel

Read Previous

Associação Pró-dança (bom retiro- SP) contrata – Auxiliar de Audiovisual (Ensino médio)

Read Next

Fundação Dorina Nowill (SP) contrata – Auxiliar Administrativo

One Comment

Deixe uma resposta