AUTORA: Jocélia Santana Barreto Formação Profissional: Antropologa FACULDADE: UNICAMP Museu: Museu de Arte de São Paulo – MASP HABILIDADES DA BNCC: Identificar o museu como Patrimônio histórico, material e cultural da humanidade, como lugar de memória , mostrar a importância do acesso aos bens culturais, analisar e compreender o valor simbólico dos espaços de cultura.

Acervo Fotográfico do Museu da Cidade de São Paulo
NOME DO PLANO: Quem gosta de museu é… SÉRIE: Ensino Médio RECURSOS NECESSÁRIOS: internet, tablet, computador, smartphone, lápis, borracha, canetas, celulares, microfones DURAÇÃO: 2 aulas OBJETIVO ESPECÍFICO: Compreender a importância do museu como patrimônio histórico e cultural da humanidade; Compreender e relacionar as criações humanas como fator de desenvolvimento e valor utilitário e simbólico para a humanidade. Entender a importância da preservação da memória e da história da humanidade para leitura e compreensão do mundo.

Aula 1: Museus
Inicialmente será feita uma roda de conversa em sala de aula com o tema: “Quem gosta de museu é?” com o objetivo de identificar quais são as impressões que os estudantes têm sobre essas instituições. Levantar questões como:” Para que serve um museu? Qual a importância e o que posso aprender ao visitar um museu? Museu é coisa de passado? O que é patrimônio histórico? O que é bem cultural e bem cultural musealizado? O que é acervo e como se dá a documentação do acervo? Qual será o futuro dos museus, a relação entre tradição e tecnologia? Quem trabalha no museu?”
Em seguida os alunos deverão pesquisar sobre os temas debatidos na internet acessando sites e vídeos no Youtube sobre museus de diferentes tipologias, como o MAM, MASP, Pinacoteca, Museu da Pessoa, dentre outros.
Aula 2 – no ambiente da sala de aula:
Será escolhido um museu dentre os pesquisadores pela turma. Então, a sala será dividida em 5 grupos e cada um será responsável por entrevistar profissionais no museu que mostrarão aos alunos algumas atividades que acontecem normalmente na instituição museal. Além disso, cada grupo escolherá uma exposição e fará uma breve explicação sobre percepções, sentimentos e aprendizagens sobre ela.
MINI Currículo
Curso: Documentação de Acervo Museológico Entidade: Escola Nacional de Administração Pública – Escola Virtual do Governo Curso: Ciências Sociais Modalidade Antropologia Entidade: Unicamp
REFERÊNCIAS;
http://www.museus.art.br/historia.htm
2 Comments
[…] se nunca foi professor, se cursa humanidades, exatas ou biologicas, nos ajude a criar um Banco de Plano de Aulas. Assim que finalizar seu plano de aula encaminhe para o e-mail: […]
[…] primeiro encontro de 2021 do MASP Professores parte da consciência de que o Brasil tem um passado difícil a ser enfrentado, uma vez […]
Comments are closed.