Plano de Aula – MASP

AUTORA: Jocélia Santana Barreto Formação Profissional: Antropologa FACULDADE: UNICAMP Museu: Museu de Arte de São Paulo – MASP HABILIDADES DA BNCC: Identificar o museu como Patrimônio histórico, material e cultural da humanidade, como lugar de memória , mostrar a importância do acesso aos bens culturais, analisar e compreender o valor simbólico dos espaços de cultura.

MASP (1991) Fotógrafo: ALVES, Márcia Inês (Marcinha)
Acervo Fotográfico do Museu da Cidade de São Paulo

NOME DO PLANO: Quem gosta de museu é SÉRIE: Ensino Médio RECURSOS NECESSÁRIOS: internet, tablet, computador, smartphone, lápis, borracha, canetas, celulares, microfones  DURAÇÃO: 2 aulas  OBJETIVO ESPECÍFICO: Compreender a importância do museu como patrimônio histórico e cultural da humanidade; Compreender e relacionar as criações humanas como fator de desenvolvimento e valor utilitário e  simbólico para a humanidade. Entender a importância da preservação da  memória e da história da humanidade para leitura e compreensão do mundo.

Foto: Pixabay

Aula 1: Museus

Inicialmente  será feita uma roda de conversa em sala de aula com o tema: “Quem gosta  de museu é?” com o objetivo de identificar quais são as impressões que os estudantes têm sobre essas instituições. Levantar questões como:” Para que serve um museu? Qual a importância  e o que posso  aprender ao  visitar um museu? Museu é coisa de passado? O que é patrimônio histórico? O que é bem cultural e bem cultural musealizado? O que é acervo  e  como  se dá a documentação do acervo? Qual será o futuro dos museus, a relação entre tradição e tecnologia? Quem trabalha no museu?”

Em seguida os alunos deverão pesquisar sobre os temas debatidos na internet acessando sites e vídeos no Youtube sobre museus de diferentes tipologias, como o MAM, MASP, Pinacoteca, Museu da Pessoa, dentre outros. 

Imagem de Pexels por Pixabay

Aula 2 – no ambiente da sala de aula: 

Será escolhido um museu dentre os pesquisadores pela turma. Então, a sala será dividida em 5 grupos e cada um será responsável  por  entrevistar profissionais no museu que mostrarão aos alunos algumas atividades que acontecem normalmente na instituição museal. Além disso, cada grupo escolherá uma exposição e fará uma breve explicação sobre percepções, sentimentos e aprendizagens sobre ela. 

MINI Currículo

Curso: Documentação de Acervo Museológico   Entidade: Escola Nacional de Administração Pública – Escola Virtual do Governo  Curso: Ciências Sociais Modalidade Antropologia Entidade: Unicamp

REFERÊNCIAS;

http://www.museus.art.br/historia.htm

http://www.triscele.com.br/

http://www.museus.art.br/historia.htm

https://masp.org.br/

Read Previous

Fabrica de Cultura Jaçanã – contrata Oficial de Manutenção Predial I

Read Next

OSC Limiar contrata Orientador Socioeducativo (zona sul de SP)

2 Comments

Comments are closed.