Pesquisa em Documentação e Divulgação Museológica de Acervos Etnográficos- Unesco/Data limite para entrega do currículo:14/11/2022
Projeto 914BRZ4019 – Edital 10/2022
Vagas disponíveis: 01 (uma) vaga – Pesquisa em Documentação e Divulgação Museológica de Acervos Etnográficos.
Qualificação Educacional: É obrigatório Curso Superior completo em Museologia ou outras áreas de Ciências Sociais Aplicadas ou Ciências Humanas relacionadas com o Projeto.
Responsável Técnico pela Seleção: UNESCO
- Perfil: Pesquisa em Documentação e Divulgação Museológica de Acervos Etnográficos
- Nª de vagas: 01
- Qualificação educacional: Curso Superior completo em Museologia ou outras áreas de Ciências Sociais
Aplicadas ou Ciências Humanas relacionadas com o Projeto, sendo desejável pós-graduação concluída ou
em curso nas áreas de concentração previstas no Edital. - Experiência profissional: Comprovada experiência em atividades de documentação de acervos
museológicos e de pesquisa em acervos documentais e/ou etnográficos relacionada com a concepção, a
curadoria e/ou a montagem de exposições, sendo desejáveis experiências profissionais no campo do
patrimônio cultural indígena, sobretudo em atividades relacionadas com a conservação, curadoria e/ou
montagem de exposições sobre povos indígenas em museus, e com a conservação e documentação
museológica de acervos documentais e/ou etnográficos, especialmente com o uso de ferramentas
digitais tais como o Personal Home Library (PHL) e o Tainacan. - Atividades:
Subsidiar, orientar e colaborar na realização de pesquisas em acervos documentais, bibliográficos e
museológicos salvaguardados pela instituição ou com ela relacionados, com vistas à sistematização e
elaboração de subsídios técnico-científicos que contemplem as iniciativas de salvaguarda do patrimônio
cultural dos povos indígenas desenvolvidas pelo Museu do Índio no âmbito do Projeto, bem como para sua
divulgação científica e museal, contemplando as seguintes atividades específicas:
PRODUTO 1
- Realizar levantamento nos acervos documentais relativos a eventos expositivos organizados
interna e externamente pela instituição que tenham incluídos objetos e referências documentais
relacionados com os povos abrangidos pelo escopo do Projeto, entre outros. - Identificar e analisar informações presentes nos acervos documentais trabalhados no contexto da
consultoria, com ênfase na ocorrência cronológica, período de exibição e local de realização
de eventos. - Participar de reuniões presenciais ou virtuais com as equipes técnicas das áreas de acervo do
Museu do Índio e com a Coordenação do Projeto. - Preparar e apresentar versões preliminares dos produtos à coordenação do Projeto no âmbito do
Museu do Índio, visando à adoção de procedimentos técnicos adotados pela instituição. - Fornecer suporte à Direção Nacional e à Coordenação do Projeto no que concerne ao alcance das
metas do Projeto relacionadas com a presente consultoria.
PRODUTO 2 - Contribuir nas atividades de pesquisa e levantamento de informações em storages e fundos de
documentação primária da instituição e outras fontes de pesquisa documental, inclusive por meio
de levantamento junto a outras instituições museológicas para identificar procedimentos técnicos
adotados para registro e divulgação de eventos expositivos por outras instituições. - Participar em reuniões presenciais ou virtuais com as equipes técnicas das áreas de acervo do
Museu do Índio e com a Coordenação do Projeto. - Apresentar os produtos finais da consultoria à coordenação do Projeto no âmbito do Museu do
Índio, visando à adoção de procedimentos técnicos recomendados para sua eventual adequação
aos padrões observados pela instituição. - Fornecer suporte à Direção Nacional e à Coordenação do Projeto no que concerne às atividades
relacionadas com os objetos da consultoria.
PRODUTO 3 - Reunir e analisar informações quantitativas e qualitativas sobre os acervos e registros
documentais trabalhados no âmbito da consultoria, com ênfase na sistematização de informações
que possibilitem a identificação de bens culturais exibidos em eventos promovidos pela instituição
e a criação de metadados que os contemple e possibilite a criação de base de dados para
sistematizar seus conteúdos. - Participar em reuniões presenciais ou virtuais com as equipes técnicas das áreas de acervo do
Museu do Índio e com a Coordenação do Projeto. - Apresentar os produtos finais da consultoria à coordenação do Projeto no âmbito do Museu do
Índio, visando à adoção de procedimentos técnicos recomendados para sua eventual adequação
aos padrões observados pela instituição. - Fornecer suporte à Direção Nacional e à Coordenação do Projeto no que concerne às atividades
relacionadas com os objetos da consultoria.
PRODUTO 4 - Participar de atividades e colaborar para o aprimoramento dos procedimentos técnicos realizados
sobre os acervos e registros documentais trabalhados no âmbito da consultoria, com ênfase na
sistematização de informações quantitativas e qualitativas sobre tais acervos e bens culturais. - Participar em reuniões presenciais ou virtuais com as equipes técnicas das áreas de acervo do
Museu do Índio e com a Coordenação do Projeto. - Apresentar os produtos finais da consultoria à coordenação do Projeto no âmbito do Museu do
Índio, visando à adoção de procedimentos técnicos recomendados para sua eventual adequação
aos padrões observados pela instituição. - Fornecer suporte à Direção Nacional e à Coordenação do Projeto no que concerne às atividades
relacionadas com os objetos da consultoria.
PRODUTO 5 - Participar de atividades e colaborar para o aprimoramento dos procedimentos técnicos
relacionados com a documentação de acervos e registros documentais trabalhados no âmbito da
consultoria, com ênfase na documentação de bens culturais, eventos e metadados e nos demais
trabalhos desenvolvidos para criação da base de dados. - Participar em reuniões presenciais ou virtuais com as equipes técnicas das áreas de acervo do
Museu do Índio e com a Coordenação do Projeto. - Apresentar os produtos finais da consultoria à coordenação do Projeto no âmbito do Museu do
Índio, visando à adoção de procedimentos técnicos recomendados para sua eventual adequação
aos padrões observados pela instituição. - Fornecer suporte à Direção Nacional e à Coordenação do Projeto no que concerne às atividades
relacionadas com os objetos da consultoria.
PRODUTO 6 - Propor e apoiar o desenvolvimento de exposição virtual contendo ao menos 20 (vinte) registros
de eventos expositivos produzidos ou apoiados pelo Museu do Índio, com produção de textos,
legendas, imagens (fotografia, desenhos, mapas, vídeos e outros), áudios, entre outras referências
documentais trabalhadas ao longo da consultoria e organizadas cronologicamente. - Participar em reuniões presenciais ou virtuais com as equipes técnicas das áreas de acervo do
Museu do Índio e com a Coordenação do Projeto. - Apresentar os produtos finais da consultoria à coordenação do Projeto no âmbito do Museu do
Índio, visando à adoção de procedimentos técnicos recomendados para sua eventual adequação
aos padrões observados pela instituição. - Fornecer suporte à Direção Nacional e à Coordenação do Projeto no que concerne às atividades
relacionadas com os objetos da consultoria.
- Produtos/Resultados esperados:
PRODUTO 1 – Documento técnico contendo:
a) Subsídios para pesquisa e levantamento de informações quantitativas e qualitativas acerca da
concepção, curadoria, exibição e documentação de itens e coleções etnográficas relativas ao
patrimônio cultural dos povos indígenas participantes do Projeto, entre outros bens culturais
salvaguardados pelo Museu do Índio, no contexto da realização de eventos expositivos produzidos
ou apoiados pela instituição.
b) Nota de divulgação do trabalho desenvolvido, de forma resumida, para veiculação interna em
meios digitais e boletins do Programa de Documentação. Atualização da descrição dos itens do
acervo de cultura material da etnia documentada presentes no acervo do Museu do Índio
com indicação das peças e dos tipos básicos existentes, coletores e regiões contempladas.
PRODUTO 2 – Documento técnico contendo:
a) Informe sobre atividades realizadas para pesquisa e levantamento de informações quantitativas e
qualitativas acerca de acervos e registros documentais relacionados com os itens e coleções
etnográficas trabalhadas no contexto da consultoria.
b) Subsídios para sistematização de informações acerca da documentação arquivística, fotográfica e
audiovisual referente a itens e coleções etnográficas trabalhados no contexto da consultoria e
presentes em eventos expositivos produzidos ou apoiados pelo Museu do Índio, e seu
processamento técnico.
c) Nota de divulgação do trabalho desenvolvido, de forma resumida, para veiculação interna em
meios digitais e boletins do Programa de Documentação.
PRODUTO 3 – Documento técnico contendo:
a) Análise de informações quantitativas e qualitativas acerca de acervos documentais relacionados
com os itens e coleções etnográficas trabalhadas no contexto da consultoria, incluindo proposta
para sua organização e documentação com base em metadados que contemplem informações
descritivas de tais referências documentais (como nome da exposição, data de abertura, curadoria,
conceito, expografia, textos, legendas, relação dos objetos utilizados, imagens fotográficas,
vídeos, folders, cartazes, convites, clippings e catálogos, entre outros referentes aos eventos
expositivos).
b) Nota de divulgação do trabalho desenvolvido, de forma resumida, para veiculação interna em
meios digitais e boletins do Programa de Documentação.
PRODUTO 4 – Documento técnico contendo:
a) Informe sobre atividades realizadas para sistematização de acervos e registros documentais
relacionados com os itens e coleções etnográficas trabalhadas no contexto da consultoria.
b) Proposta de modelo de Laudo Técnico de Conservação, elaborado com base em casos concretos
dentre os itens e coleções trabalhados na consultoria, contendo recomendações técnicas sobre
procedimentos a serem adotados em casos de utilização de itens etnográficos em vários eventos
expositivos, com ênfase em medidas de quarentena e conservação preventiva.
c) Nota de divulgação do trabalho desenvolvido, de forma resumida, para veiculação interna em
meios digitais e boletins do Programa de Documentação.
PRODUTO 5 – Documento técnico contendo:
a) Informe sobre atividades realizadas para documentação de acervos e registros documentais
relacionados com os itens e coleções etnográficas trabalhadas no contexto da consultoria em bases
de dados utilizadas pelo Museu do Índio, utilizando-se de metadados e outras informações
descritivas desenvolvidas em conjunto com a instituição ao longo da consultoria.
b) Nota de divulgação do trabalho desenvolvido, de forma resumida, para veiculação interna em
meios digitais e boletins do Programa de Documentação.
PRODUTO 6 – Documento técnico contendo
a) Subsídios para desenvolvimento de exposição virtual e outros produtos de divulgação científica e
cultural contendo ao menos 20 (vinte) registros de eventos expositivos produzidos ou apoiados
pelo Museu do Índio, remetendo a textos, legendas, imagens, fotografias, vídeos e áudios, entre
outras referências documentais organizadas cronologicamente e levantadas, sistematizadas e
documentadas ao longo da consultoria.
b) Nota de divulgação do trabalho desenvolvido, de forma resumida, para veiculação interna em
meios digitais, boletins do Programa de Documentação e nos canais de comunicação do Museu do
Índio. - Local de Trabalho: Rio de Janeiro/RJ
- Duração do contrato: 11 meses
Os interessados deverão encaminhar o CV do dia 09/11/2022 até o dia 14/11/2022 ao Museu do Índio
- Funai no endereço eletrônico adm.projetos@museudoindio.gov.br – com o número do edital e o
nome do perfil informados no campo assunto. Serão desconsiderados os CVs remetidos após a data
limite indicada neste edital.
Em atenção às disposições do decreto nº 5.151, de 22/07/2004, é vedada a contratação, a qualquer título,
de servidores ativos da Administração Pública Federal, Estadual, do Distrito Federal ou Municipal, direta
ou indireta, bem como empregados de suas subsidiárias ou controladas, no âmbito dos projetos de
cooperação técnica internacional, ressalvados os casos de professores universitários que, na forma da
LDO, se encontrem submetidos a regime de trabalho que comporte o exercício de outra atividade e haja
declaração do chefe imediato e do dirigente máximo do órgão de origem da inexistência de
incompatibilidade de horários e de comprometimento das atividades atribuídas.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO NO PROCESSO SELETIVO – EDITAL Nº 010/2022
Os participantes que não atenderem os requisitos obrigatórios de qualificação e experiência profissional
serão desclassificados do processo de avaliação e seleção. A critério da comissão de seleção, poderão ser
pontuadas as titulações complementares compatíveis com as áreas específicas de formação requeridas e
com as atividades previstas neste Edital.
Além disso, a documentação comprobatória do atendimento dos requisitos de qualificação educacional e
experiência profissional exigidos nas seções abaixo poderão ser exigidos candidatos(as) previamente à
sua contratação.
- Qualificação Educacional
Requisitos básicos de caráter eliminatório:
• Curso superior completo em Museologia ou outras áreas afins de Ciências Sociais Aplicadas
ou Ciências Humanas relacionadas com o Projeto.
Formação complementar nas áreas de concentração previstas no Edital (Até 05 pontos, conforme a área de
qualificação e o maior nível de titulação acadêmica):
• Pós-graduação lato sensu em nível de Especialização, com carga horária de 360 horas ou mais
(Até 01 ponto)
• Pós-graduação stricto sensu em nível de Mestrado (Até 03 pontos)
• Pós-graduação stricto sensu em nível de Doutorado (Até 05 pontos) - Experiência Profissional
Requisitos básicos de caráter eliminatório:
• Comprovada experiência de, no mínimo, 01 (um) ano em atividades de documentação de acervos
museológicos e de pesquisa em acervos documentais e/ou etnográficos relacionada com a
concepção, a curadoria e/ou a montagem de exposições.
Requisitos de caráter classificatório (Até 10 pontos):
• Comprovada experiência profissional no campo do patrimônio cultural indígena (Até 02 pontos).
• Comprovada experiência profissional em atividades relacionadas com a conservação, curadoria
e/ou montagem de exposições sobre povos indígenas em museus, pontuada conforme os critérios
abaixo::
02 a 03 anos de experiência (Até 01 ponto)
04 a 05 anos de experiência (Até 02 pontos)
06 a 07 anos de experiência (Até 03 pontos)
08 ou mais anos de experiência (Até 04 pontos)
• Comprovada experiência profissional em atividades relacionadas com a documentação
museológica de acervos documentais e/ou etnográficos, especialmente com o uso de ferramentas
digitais tais como o Personal Home Library (PHL) e o Tainacan, pontuada conforme os critérios
abaixo:
02 a 03 anos de experiência (Até 01 ponto)
04 a 05 anos de experiência (Até 02 pontos)
06 a 07 anos de experiência (Até 03 pontos)
08 ou mais anos de experiência (Até 04 pontos)
Obs: Os participantes que não apresentarem os requisitos obrigatórios de qualificação serão
desclassificados do processo de avaliação e seleção. A critério da comissão de seleção, poderão ser
convocados para etapa de entrevista aqueles candidatos cujas formação educacional e experiência
profissional resultarem em empate de pontuação obtida nos critérios classificatórios e objetivos de
avaliação, a ser realizada por meio de videoconferência em link fornecido pelo Museu do Índio-Funai aos
candidatos que se enquadrarem nesta situação.
Acesse aqui o edital clique aqui
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