Consultor técnico – Unesco

Consultor técnico – Unesco/vaga em aberto até:15/11/2022

Projeto 914BRZ1091 – Edital 42/2022

Vagas disponíveis: 01 (uma) vaga – Consultor técnico, para atuar no âmbito do Projeto 914BRZ1091, especialista em produção de material de apoio didático para o componente curricular da Parte Flexível Obrigatória de Estudo Orientado e Projeto de Vida e que atue com planejamento e implementação piloto para tornar o processo ensino-aprendizagem na Educação em Tempo Integral efetivo no ano de 2023.

Qualificação Educacional: É obrigatório possuir graduação (bacharelado ou licenciatura) nos cursos de Filosofia, ou Geografia, ou História ou Sociologia, devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação – MEC.

Responsável Técnico pela Seleção: UNESCO

Data limite para entrega do currículo:  15 de novembro 2022

Nª de vagas: 01

  1. Qualificação profissional e experiência:
    3.1 Obrigatórias:
    a. Formação Acadêmica – é obrigatório possuir graduação (bacharelado ou
    licenciatura) nos cursos de Filosofia, ou Geografia, ou História ou Sociologia,
    devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação – MEC;
    b. Experiência profissional comprovada (anos/período) – é obrigatório possuir
    experiência profissional comprovada, de no mínimo 2 anos, na área de ensino, nos
    cursos de Filosofia, ou Geografia, ou História ou Sociologia.
    3.2 Desejáveis:
    a. Experiência Profissional: é desejável possuir experiência profissional
    comprovada, de no mínimo 2 anos, atuando em atividades de assessoria pedagógica;
    b. Formação Complementar: é desejável possuir conhecimento através de cursos
    de formação, de no mínimo 20 horas, na área de tecnologias e pacotes Office.
  2. Atividades:
    Produto 1 – Produção de material didático, contendo 270 (duzentos e setenta)
    combos de materiais pedagógicos para os Anos Finais do Ensino Fundamental e
    para o Ensino Médio, construídos aula-a-aula, tendo por objetivo auxiliar a
    aprendizagem dos estudantes e subsidiar o trabalho dos professores no
    componente curricular de Estudo Orientado e Projeto de Vida, sendo 166 combos
    para o Ensino Fundamental Anos Finais e 104 combos para o Ensino Médio.
    Atividades:
    1.1 – Revisar e adequar, se necessário, as Ementas e desenvolver Planos de Aulas
    como guia do professor no trabalho com os slides (formato editável).
    1.2 – Desenvolver Slides contendo apresentação de cada aula no formato Power Point
    (formato editável).
    1.3 – Desenvolver proposta de ensino simples composta por 2 perguntas por aula,
    podendo ser do tipo múltiplas escolhas e feedback padronizado no formato interativo e
    também no formato de documento (formato editável).
    2
    1.4 – Produzir, no mínimo, 1 Vídeo de 2 a 4 minutos, por aula, no formato especificado.
    1.5 – Desenvolver um Caderno de Atividades, em duas versões, uma para o professor,
    com o gabarito comentado de cada questão, e outra para o estudante, contendo
    exercícios de fixação contextualizados para utilizarem como material de apoio aos
    estudos.
    1.6 – Realizar correções e adaptações dos materiais, quando necessário, e conforme
    solicitação da Seed-PR e/ou UNESCO.
    1.7 – Realizar, sempre que necessário, e solicitado, reunião entre as equipes de
    produção de materiais e Seed-PR e/ou UNESCO.
    1.8 – Fornecer apoio técnico e pedagógico para a utilização do material, quando
    necessário.
    1.9 – Realizar a revisão ortográfica e de diagramação dos materiais.
    1.10 – Validar os combos junto à Deduc / Coordenação de Educação Integral e a equipe
    da Coordenação Unesco.
    Produto 2 – Produção de material didático, contendo 127 (cento e vinte e sete)
    combos de materiais pedagógicos para o Ensino Fundamental Anos Finais e para
    o Ensino Médio, construídos aula-a-aula, tendo por objetivo auxiliar a
    aprendizagem dos estudantes e subsidiar o trabalho dos professores no
    componente curricular de Estudo Orientado e Projeto de vida, sendo 85 combos
    para a os Anos Finais do Ensino Fundamental e 42 combos para o Ensino Médio.
    Atividades:
    2.1 – Revisar e adequar, se necessário, as Ementas e desenvolver Planos de Aulas
    como guia do professor no trabalho com os slides (formato editável).
    2.2 – Desenvolver Slides contendo apresentação de cada aula no formato Power Point
    (formato editável).
    2.3 – Desenvolver proposta de ensino simples composta por 2 perguntas por aula,
    podendo ser do tipo múltiplas escolhas e feedback padronizado no formato interativo e
    também no formato de documento (formato editável).
    2.4 – Produzir, no mínimo, 1 Vídeo de 2 à 4 minutos, por aula, no formato especificado.
    2.5 – Desenvolver um Caderno de Atividades, em duas versões, uma para o professor,
    com o gabarito comentado de cada questão, e outra para o estudante, contendo
    exercícios de fixação contextualizados para utilizarem como material de apoio aos
    estudos.
    2.6 – Realizar correções e adaptações dos materiais, quando necessário, e conforme
    solicitação da Seed-PR e/ou UNESCO.
    2.7 – Realizar, sempre que necessário, e solicitado, reunião entre as equipes de
    produção de materiais e Seed-PR e/ou UNESCO.
    2.8 – Fornecer apoio técnico e pedagógico para a utilização do material, quando
    necessário.
    2.9 – Realizar a revisão ortográfica e de diagramação dos materiais.
    2.10 – Validar os combos junto à Deduc / Coordenação de Educação Integral e a equipe
    da Coordenação Unesco.
    Produto 3 – Produção de material didático, contendo 127 (cento e vinte e sete)
    combos de materiais pedagógicos para o Ensino Fundamental Anos Finais e para
    3
    o Ensino Médio, construídos aula-a-aula, tendo por objetivo auxiliar a
    aprendizagem dos estudantes e subsidiar o trabalho dos professores no
    componente curricular de Estudo Orientado e Projeto de Vida, sendo 85 combos
    para a os Anos Finais do Ensino Fundamental e 42 combos para o Ensino Médio.
    Atividades:
    3.1 – Revisar e adequar, se necessário, as Ementas e desenvolver Planos de Aulas
    como guia do professor no trabalho com os slides (formato editável).
    3.2 – Desenvolver Slides contendo apresentação de cada aula no formato Power Point
    (formato editável).
    3.3 – Desenvolver proposta de ensino simples composta por 2 Perguntas Por Aula,
    podendo ser do tipo múltiplas escolhas e feedback padronizado no formato interativo e
    também no formato de documento (formato editável).
    3.4 – Produzir, no mínimo, 1 Vídeo de 2 a 4 minutos, por aula, no formato especificado.
    3.5 – Desenvolver um Caderno de Atividades, em duas versões, uma para o professor,
    com o gabarito comentado de cada questão, e outra para o estudante, contendo
    exercícios de fixação contextualizados para utilizarem como material de apoio aos
    estudos.
    3.6 – Realizar correções e adaptações dos materiais, quando necessário, e conforme
    solicitação da Seed-PR e/ou UNESCO.
    3.7 – Realizar, sempre que necessário, e solicitado, reunião entre as equipes de
    produção de materiais e Seed-PR e/ou UNESCO.
    3.8 – Fornecer apoio técnico e pedagógico para a utilização do material, quando
    necessário.
    3.9 – Realizar a revisão ortográfica e de diagramação dos materiais.
    3.10 – Validar os combos junto à Deduc / Coordenação de Educação Integral e a equipe
    da Coordenação Unesco.
    Produto 4 – Reformular o material pedagógico, destinado ao professor, dentro das
    premissas da Educação em Tempo Integral, a serem disponibilizadas pela
    Coordenação de Educação Integral.
    Atividades:
    4.1 – Analisar junto à coordenação os Cadernos Formativos e a proposta pedagógica de
    cada componente curricular.
    4.2 – Reestruturar os documentos já existentes, fazendo as adequações seguindo às
    concepções da Educação em Tempo Integral no estado do Paraná, seguindo o modelo
    da Escola da Escolha.
    4.3 – Elaborar um material de apoio com sugestões, a partir das especificidades, a
    respeito da aprendizagem por meio de projetos interdisciplinares.
    4.4 – Elaborar e/ou tomar como referência propostas de ensino exemplificando as
    diferentes abordagens utilizando projetos.
    4.5 – Validar todas as etapas da construção do material pedagógico com a Coordenação
    da Educação Integral.
    4.6 – Realizar a revisão ortográfica e de diagramação do material.
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    4.7 – Validar as atividades junto à Deduc / Coordenação de Educação Integral e a equipe
    da Coordenação Unesco.
    Produto 5 – Desenvolver Proposta de Formação para que os professores
    trabalhem com os materiais sugeridos, contemplando os combos elaborados nos
    Produtos 1, 2 e 3, de acordo com o item 5.1 e orientações da equipe SEED/DPEB.
    Atividades:
    5.1 – Planejar ações formativas para professores dos componentes curriculares, junto à
    Coordenação da Educação Integral.
    5.2 – Realizar reuniões apresentando as propostas de formação com a equipe técnicopedagógica da Coordenação da Educação Integral.
    5.3- Planejar e elaborar materiais pedagógicos para as formações, quando presencial
    no formato de Oficinas e/ou na modalidade remota, ambas tendo em vista o
    aprimoramento da prática pedagógica, metodológica e conceitual do professor.
    5.4 – Realizar formações, no formato de Oficinas quando presenciais e/ou dinâmicas no
    formato remoto, destinadas aos professores de Projeto de Vida e Estudo Orientado e
    técnicos dos Núcleos Regionais de Educação, que contribuam para a formação inicial e
    continuada dos professores tomando como referência os materiais elaborados e as
    premissas da Educação Integral.
    5.5 – Validar a Proposta de Formação junto à Deduc / Coordenação de Educação
    Integral e a equipe da Coordenação Unesco.
  3. Produtos/Resultados esperados:
    A oferta da Educação em Tempo Integral é a medida adotada pela SEED-PR
    que acarretará no cumprimento da Meta 6 do Plano Estadual da Educação – PEE –
    propondo um modelo com ampliação da carga horária e matriz curricular diferenciada
    com 45 horas/aula semanais, contendo componentes curriculares da formação
    diversificada como Projeto de Vida, Protagonismo e Empreendedorismo, entre outros.
    Ofertada na rede estadual de ensino desde 2012, hoje conta com 167 escolas, dentre
    elas, 60 escolas compõem o programa Paraná Integral (todas as turmas em tempo
    integral) e 107 fazem parte do grupo Integral Mais (turmas de tempo parcial e turmas de
    tempo integral no mesmo espaço).
    Muito embora o Departamento de Programas para a Educação Básica – DPEB –
    conte hoje com um número razoável de Técnicos Pedagógicos, a demanda da equipe
    é elevada e não dispõe, atualmente, deste profissional que possa realizar a produção
    de material, bem como planejar e executar as formações inicial e continuada para apoiar
    e tornar o processo ensino-aprendizagem na Educação em Tempo Integral realmente
    efetivo, para 2023 o objetivo é implementar, no LRCO (Livro de Registro de Classe
    Online), materiais de apoio para os professores que atuam nos componentes
    curriculares da formação diversificada (Parte Diversificada e Parte Flexível Obrigatória),
    neste caso os componentes Estudo Orientado e Projetos de Vida.
    Nesse sentido, o currículo é considerado como “fruto de uma seleção e produção
    de saberes”, conforme Parecer CNE / CEB nº 7/2010, que trata das Diretrizes
    Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, considerando que há a
    exigência na organização de ensino que contemple uma sequência didática articulada
    a todos os estudantes de qualquer parte do Brasil, principalmente os paranaenses.
    Nesse contexto, deve-se assegurar – aos estudantes – uma formação voltada ao pleno
    desenvolvimento da cidadania, autonomia e capaz de preparar os jovens estudantes
    para o amplo exercício da solidariedade, ética e compromisso social, trazendo
    repercussão das suas escolhas nos âmbitos da vida pessoal, social e futuramente
    produtiva, bem como uma projeção de futuro alinhada ao seu Projeto de Vida.
    5
    Com a contratação de um consultor, espera-se a elaboração de um material
    específico, dentro das premissas da Educação Integral, que apoie os professores da
    rede, resultando em uma formação integral e de qualidade, adequada ao pleno
    desenvolvimento para o exercício da cidadania, ampliando as oportunidades
    educacionais para desenvolver o potencial dos estudantes.
    Este material deve subsidiar o professor no seu planejamento, na elaboração e
    execução das aulas, tendo como foco a aprendizagem efetiva do estudante, visto que
    essa especificidade não está contemplada no Plano Nacional do Livro Didático –
    PNLD. Desta mesma forma, considerando se tratar de um componente curricular
    recentemente adicionado ao nosso currículo, o corpo técnico da SEED-PR não conta
    com professores dedicados a essa demanda, ressaltando a necessidade do uso do
    Acordo de Cooperação Técnica Internacional junto à Unesco.
  4. Local de Trabalho: Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná
    / Curitiba-PR
  5. Duração do contrato: 11 meses
    Os interessados deverão enviar o CV do dia 10/11/2022 a 15/11/2022 no e-mail:
    seedunesco@escola.pr.gov.br, com o número do edital e o nome do perfil informados
    no campo assunto. Serão desconsiderados os CV remetidos após a data limite
    indicada neste edital.
    Em atenção às disposições do decreto nº 5.151, de 22/07/2004, é vedada a contratação, a qualquer título,
    de servidores ativos da Administração Pública Federal, Estadual, do Distrito Federal ou Municipal, direta
    ou indireta, bem como empregados de suas subsidiárias ou controladas, no âmbito dos projetos de
    cooperação técnica internacional, ressalvados os casos de professores universitários que, na forma da
    LDO, se encontrem submetidos a regime de trabalho que comporte o exercício de outra atividade e haja
    declaração do chefe imediato e do dirigente máximo do órgão de origem da inexistência de
    incompatibilidade de horários e de comprometimento das atividades atribuídas

acesse o edital clicando aqui

fonte:unesco.org

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