Como virar parte do acervo de um museu?

Como alternativa para fugir da ociosidade e desenvolver um diálogo cada vez maior com o público em quarentena, alguns museus abriram suas portas virtuais e passaram a receber acervos do público.

Essa iniciativa partiu de alguns museus dos Estados Unidos, que estão coletando máscaras, fotos e outros objetos que representem o combate ao coronavirus. Com essa recolha, esses espaços ,visam montar exposições que registrem como a humanidade se protegeu da Covid-19.

Segundo Lindsay Turley, vice-presidente de coleções  do Museu da Cidade de Nova York explica que : “Os arquivistas sempre sentem a urgência de coletar materiais relacionados a eventos específicos antes que desapareçam e garantir que sejam preservados e acessíveis para as próximas gerações. Assim que nossos funcionários do governo e da saúde começaram a emitir orientações e restrições, o museu reconheceu que este era um evento histórico para a cidade que precisaríamos documentar”.

Essa porém, não é uma ação inédita, também foi o que aconteceu no atentado de 11 de setembro de 2001.  

O Centro Internacional de Fotografia de Nova York e o Museu da Cidade recebem as fotos do cotidiano das pessoas em Nova York durante a quarentena. Para participar, é necessário usar as hashtags #CovidStoriesNYC e #ICPConcerned.

Enquanto esses museus anteriormente citados recolhem fotos através das redes sociais, o Museu Nacional da História Americana, da Smithsonian, em Washington está recolhendo artefatos da pandemia, como folhetos sobre fechamentos de lojas, máscaras, desenhos realizados pelas crianças em casa, e muito mais! 

Além disso, não são só museus do exterior que estão promovendo esse diálogo tão importante! Temos também iniciativas brasileiras! Caso queira participar, dê uma olhada nos links abaixo:

Click Museus: através da proposta ‘O Museu é a Casa’ o Click está fazendo uma coletânea online das peças que se tornaram essenciais para a vida do seus usuários. Para entender melhor a proposta e enviar a sua resposta, acesse: https://www.instagram.com/p/CAgpKKUHn24/ 

Museu da pessoa: o museu da pessoa agora recebe histórias de vida online! Caso queira submeter a sua história e fazer parte do acervo do museu, acesse: https://museudapessoa.org/conte-sua-historia/

MIS SP: Seu depoimento pode fazer parte da ação de 50 anos do Museu. Tem algum momento no MIS que seja marcante para você? Para saber mais, acesse:https://www.mis-sp.org.br/50anos

Read Previous

Artes ajuda a melhorar autoestima da população de comunidade na Bahia

Read Next

Fotógrafo encanta o mundo com seu olhar poético

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *