ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

Itaú Cultural apresenta curso: Histórias da Música e Sonoridades Brasileiras

O Instituto Itaú Cultural, tem por objetivo mapear manifestações artísticas incentivando a pesquisa, e a produção artística em diferentes linguagens, além de promover eventos culturais, buscando corroborar para a preservação do patrimônio cultural do país.

Entre as atividades desenvolvidas pela instituição está o curso livre “Histórias da Música e Sonoridades Brasileiras”, promovido pela Escola IC, e o projeto Constelação das Artes. Por meio da análise da produção musical de diferentes atores sociais no decorrer das épocas, o curso tem como proposta estimular a compreensão das diversas manifestações e sonoridades musicais brasileiras e da influência das mudanças e estruturas sociais nesse fazer artístico.

“As historiografias da música brasileira, a crônica da cultura urbana pela música, a relevância das partituras e de instrumentos como o piano e o tambor, a presença das mulheres no cancioneiro nacional, a influência da negritude – a partir de todos esses temas, constrói-se um panorama rico e inspirador. ‘Quem me dera agora eu tivesse a viola pra cantar!’ “ – Itaú Cultural.

O curso EAD possui três ciclos que serão ministrados pelos professores José Geraldo, Mónica Vermes e Tiganá Santana. Ao longo de 12 aulas, os alunos são convidados a fazer um panorama da construção da identidade brasileira analisando aspectos formais, sócio-históricos e sonoros que envolvem esse exercício artístico. 

As aulas estão disponíveis de formato online no site da própria instituição, mas para ter acesso, é necessário realizar um cadastro na escola IC. A atividade está disponível de forma permanente no site, gratuitamente, podendo ser realizada a qualquer momento.

Projeto Constelação
O projeto Constelação nasce do trabalho de pesquisa e produção de conteúdos feito pela Enciclopédia Itaú Cultural em parceria com as áreas de expressão da organização. Os EADs que compõem esse projeto constroem um panorama da história das artes tendo como eixo a construção da identidade nacional brasileira, em diálogo com as histórias da arte e da cultura. Personagens, agentes da produção artística nacional, obras e conceitos em conteúdos didáticos são apresentados por especialistas e disponibilizados na Escola IC para todos os públicos!

_______________________

Para saber mais sobre o Coletivo Akangatu, e o projeto Click Museus, acesse o link!

Renata Rodrigues

Read Previous

Casa Mario de Andrade convida para lançamento de livro

Read Next

Concurso para escolha da identidade visual dos 125 anos do Teatro Amazonas está aberto!

Deixe uma resposta