ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

Exposição Tarsila: Estudos e Anotações no FAMA Museu

A exposição Tarsila: Estudos e Anotações está em cartaz desde 2020 na Fábrica de Arte Marcos Amaro – FAMA Museu. Com curadoria de Aracy Amaral e Regina Teixeira de Barros, a mostra reúne 203 obras que estavam guardadas por mais de cinco décadas, sem serem vistas pelo público.

Tarsila do Amaral (1886-1973) sempre carregava cadernos de anotações para desenhar. Fazia esboços e estudos de paisagens, retratos e outros. Esse conjunto, hoje faz parte de uma coleção privada e foi exibido uma única vez, em 1969, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em uma exposição organizada pela crítica e historiadora de arte Aracy Amaral, uma das curadoras da mostra atual.

Estudo realizado por Tarsila do Amaral. Fonte: FAMA Museu.

O conjunto de obras foi produzido entre 1910 e 1940 e registram as várias fases da artista. Apresentam temas recorrentes em seu trabalho. “O conjunto nos comunica não só as diversas etapas do trabalho de Tarsila, mas também as inúmeras atividades às quais estão relacionados seus desenhos: estudos, academias, esboços de futuras obras, paisagens urbanas ou rurais, registros de viagens, projetos de figurinos para balé, esboços de ilustrações para livros, cenas interioranas pós-década de 1940”, comenta Aracy Amaral.

Estudo realizado por Tarsila do Amaral. Fonte: FAMA Museu.

O quê: Exposição Tarsila: Estudos e Anotações

Quando: Desde 2020 em cartaz, sem data prevista para encerramento

Onde: FAMA Museu

Quanto: Inteira R$ 10,00 / Meia R$ 5,00 (Estudantes/Professores/Educadores – com documento de comprovação) e Residentes em Itu – com documento de comprovação. Gratuito para – Menores de 10 anos com comprovante; – Maiores de 60 anos com comprovante; – Pessoas com deficiência intelectual, sensórias, motoras e autistas com acompanhantes; – Museólogos registrados no COREM e – Membros ICOM.

Saiba mais: https://famamuseu.org.br/fama-museu-expoe-desenhos-ineditos-de-tarsila-do-amaral/

Agendamento das visitas: https://famamuseu.byinti.com/#/ticket/

Imagens: FAMA Museu.

Para conhecer mais sobre o projeto Click Museus, acesse o link: https://clickmuseus.com.br/coletivo-akangatu-projeto-click-museus/

Rittieli Quaiatto

Read Previous

Pina tem 02 vagas de Estágio para Biblioteca

Read Next

Museu da Imigração Japonesa disponibiliza visita virtual

Deixe uma resposta