ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

Museu da Imigração Japonesa disponibiliza visita virtual

O Museu da Imigração Japonesa disponibiliza em seu site uma visita virtual ao museu, permitindo conhecer o acervo e as exposições do local. Inaugurado em 1978 no bairro da Liberdade em São Paulo (SP), seu acervo é composto por mais de 97.000 itens pertencentes aos imigrantes japoneses, como documentos diversos, fotos, jornais, microfilmes, livros, revistas, filmes, vídeos, discos LP, quadros de pinturas, utensílios domésticos e de trabalho, além dos kimonos, que registram a história desses imigrantes aqui no Brasil. Em 2018 e 2019, o museu passou por um processo de reforma e modernização.

Imagem: Museu da Imigração Japonesa
Imagem: Museu da Imigração Japonesa

O museu é parte do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), que é o orgão responsável por representar a comunidade nipo-brasileira e promover a preservação e divulgação da cultura japonesa no Brasil e da brasileira no Japão. Assim, foi criado pelos imigrantes pioneiros preocupados com a preservação e transmissão de sua história às gerações seguintes. Além do acervo, o museu conta com uma biblioteca especializada, com milhares de documentos, fotografias e as edições completas de jornais nipo-brasileiros.

Imagem: Museu da Imigração Japonesa

Para realizar a visita virtual e conhecer mais sobre o museu, acesse o link: https://www.bunkyo.org.br/br/museu-historico/ No site, também é possível assistir vídeos sobre a imigração japonesa, visualizar fotos do acervo e agendar uma visita presencial.

Em parceria com o Acervo Cultural dos Palácios do Governo de São Paulo, o museu disponibilizou uma exposição virtual sobre os seus kimonos. Acesse pelo link: http://www.acervo.sp.gov.br/Quimonos/JP/quimonosJP.html

O Click Museus é um projeto que visa aproximar o público dos museus, democratizando o acesso às instituições culturais. Para conhecer mais sobre o projeto, acesse o link: https://clickmuseus.com.br/coletivo-akangatu-projeto-click-museus/

Lara mazeto

Read Previous

Exposição Tarsila: Estudos e Anotações no FAMA Museu

Read Next

Exposição “Ivan Serpa” no Centro Cultural do Banco do Brasil SP

Deixe uma resposta