Exposição reflete sobre diálogos tecnológicos no mundo contemporâneo

O Centro MariAntonia inaugura, no dia 25 de junho, a partir das 18 horas, duas exposições com entrada gratuita. O público pode conferir as exposições de terça a domingo, e feriados, das 10 às 18 horas.

Edith Derdyk traz a exposição Alfabeto da Reta, com texto crítico de Sylvia Werneck, que tem, como ponto de partida, uma pesquisa sobre a geometria descritiva desenvolvida por Gaspard Monge, no final do século XVIII: um sistema de desenho projetivo que embasou o desenho técnico para efeito da produção industrial, provocando um impacto no desenvolvimento tecnológico na época da Revolução Industrial, por facilitar a visualização de objetos fabricados e sua sistematização.

A artista visual especula sobre os métodos de representação de operações gráficas maquínicas, frutos da abstração mental calcada na observação do real, facilitando a reprodução massiva de objetos industriais e a produção dos artefatos e suas problematizações com o tempo da costura manual e artesanal estabelecendo uma conversa entre a atividade artesanal fabril e atividade industrial febril. 

A exposição também alude, por decorrência, ao uso das fontes de energia primária que sustentam os modos de produção industrial, refletindo sobre a intensa exploração dos recursos naturais. A presença do carvão – fóssil antigo e fonte de energia não renovável, o motor da produção industrial de nossa história civilizatória -, sinaliza a problemática das fontes de energia naturais.   

Até 15 de setembro, está prevista uma programação paralela com uma ativação do grupo Bookscapes, da qual a artista faz parte, uma roda de conversa, uma visita guiada e o lançamento de um livro.

Artista

Edith Derdyk é artista visual e escritora, realizando exposições coletivas e individuais desde 1981 no Brasil (Museu de Arte Moderna – SP e RJ, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Centro Cultural Banco do Brasil – RJ; Museu de Arte de São Paulo, Centro Cultural São Paulo, Instituto Tomie Ohtake, entre outras) e no exterior (México, EUA, Alemanha, Dinamarca, Colômbia, Espanha, Portugal, França, Suécia). Recebeu prêmios, bolsas e residências no Brasil e no exterior em literatura e artes visuais.

Texto crítico

Sylvia Werneck é crítica de arte, curadora independente, pesquisadora e professora, especializada em arte contemporânea, sobretudo da América Latina. É membro das Associações Brasileira e Internacional de Críticos de Arte (ABCA e AICA), correspondente da Revista Artnexus e colunista da Revista babEL. Graduada em artes plásticas pela Universidade Mackenzie, tem especialização em Estudos de Museus de Arte, mestrado em estética e história da arte e doutorado em Integração da América Latina, todos pela USP. Faz curadorias em museus e espaços culturais desde 2008, foi professora universitária e parecerista de diferentes editais e projetos de artes visuais, ministra cursos livres e conduz mentorias para artistas em instituições e espaços culturais independentes. Integra o corpo curatorial do Lux Espaço de Arte, escreve independentemente para diferentes publicações e assina textos em catálogos de exposições. Atua como parecerista de revistas acadêmicas e participa de júris de premiações, seminários e congressos. 

Serviço

Abertura – 25 de junho a partir das 18 horas

Exposição Alfabeto da Reta de Edith Derdyk

Onde | Centro MariAntonia – Edifício Joaquim Nabuco

Rua Maria Antônia, 258 – Vila Buarque – São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô)

Quando De 25 de junho a 15 de setembro de 2024

Visitação | terça a domingo, e feriados, das 10 às 18 horas 

Quanto | Grátis

Informações | (11) 3123-5202

Read Previous

Exposição explora apagões na comunicação

Read Next

Vaga de Orientador(a) de Público-Memorial do Holocausto

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *