Exposição Pardo é Papel no Instituto Tomie Ohtake

O Instituto Tomie Ohtake recebe, desde o mês de maio, a exposição Pardo é Papel, a primeira individual do artista Maxwell Alexandre, em São Paulo. A mostra já esteve no Museu de Arte do Rio – MAR e na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, recebendo mais de 60 mil visitantes desde 2019.

Obra Éramos as cinzas e agora somos o fogo (diss), da série Pardo é Papel, 2019.
Látex, graxa, henê, betume, corante, acrílica, grafite, carvão e bastão oleoso sobre papel pardo – 360 x 740 cm (Coleção do artista)

Conforme o artista: “O desígnio pardo encontrado nas certidões de nascimento, em currículos e carteiras de identidades de negros do passado, foi necessário para o processo de redenção, em outras palavras, de clareamento da nossa raça. Porém, nos dias de hoje, com a internet, os debates e tomada de consciência e reivindicações das minorias, os negros passaram a exercer sua voz, a se entender e se orgulhar como negro, assumindo seu nariz, seu cabelo, e construindo sua autoestima por enaltecimento do que é, de si mesmo. Este fenômeno é tão forte e relevante, que o conceito de pardo hoje ganhou uma sonoridade pejorativa dentro dos coletivos negros. Dizer a um negro que ele é moreno ou pardo pode ser um grande problema, afinal, Pardo é Papel”.

Obra Crianças atrás de telas, da série Reprovados | Pardo é Papel, 2018.
Látex, graxa, henê, betume, corante, acrílica, grafite, carvão e bastão oleoso sobre papel pardo – 360 x 360 cm (Coleção do artista)

Maxwell Alexandre deu início a essa produção em 2017, pintando autorretratos em papel pardo e nesse processo percebeu questões conceituais e políticas relacionadas a articulação de pintar corpos negros sobre esse papel específico, pois a “cor” parda foi e ainda é usada comumente para velar a negritude. O artista carioca tem obras no acervo do MAR, Pinacoteca de São Paulo, MASP, MAM-RJ e Perez Museu e já apresentou “Pardo é Papel” no Museu de Arte Contemporânea de Lyon, na França, após uma residência do artista na Delfina Foundation, em Londres, Inglaterra.

É possível conferir as 13 obras do artista em sua primeira exposição virtual em 360° pelo link: https://www.360up.com.br/tourvirtual/pardopapel/

Obra Um cigarro e a vida pela janela (diss), da série Pardo é Papel, 2019.
Látex, graxa, henê, betume, corante, acrílica, grafite, carvão e bastão oleoso sobre papel pardo – 320 x 480 cm (Coleção do artista)

O quê: Exposição Pardo é Papel, de Maxwell Alexandre

Quando: De 8 de maio a 25 de julho, de terça a domingo, das 12h às 17h

Onde: Instituto Tomie Ohtake

Quanto: Gratuito

Mais informações: https://www.institutotomieohtake.org.br/exposicoes/interna/pardo-e-papel

Imagens: Instituto Tomie Ohtake.

Para conhecer mais sobre o projeto Click Museus, acesse o link: https://clickmuseus.com.br/coletivo-akangatu-projeto-click-museus/

Mostra ‘Inéditos e Reciclados’ na FVCB

MAM-RIO Vaga: Gerência de Educação e Participação