Mostra ‘Inéditos e Reciclados’ na FVCB

A Fundação Vera Chaves Barcellos – FVCB é uma entidade cultural privada e sem fins lucrativos, que atua na preservação, pesquisa e difusão da obra da artista Vera Chaves Barcellos e, também, no incentivo à criação artística e à investigação da arte contemporânea. A instituição promove, desde o final de abril, a mostra Inéditos e Reciclados – Uma exposição de Vera Chaves Barcellos. A mostra reúne trabalhos desenvolvidos ao longo de mais de 40 anos de investigação fotográfica na produção da artista.

Vista da mostra ‘Inéditos e Reciclados’

Vera Chaves Barcellos nasceu em Porto Alegre, RS, Brasil, 1938. Nos anos 1960 dedicou-se à gravura depois de estudos na Inglaterra e Holanda. Em 1975 aprofundou seu conhecimento em técnicas gráficas e fotografia, com bolsa do British Council, no Croydon College, em Londres. Em 1976 fez parte da representação do Brasil na Bienal de Veneza com o trabalho Testarte. Desde os anos 1970 tem atuado na animação cultural em Porto Alegre figurando entre os fundadores do Nervo Óptico (1976-1978), do Espaço N.O. (1979-1982) e também da galeria Obra Aberta (1999-2002). Em 2005, instituiu a Fundação dedicada à arte contemporânea que leva seu nome e a qual preside desde então.

Desde a década de oitenta realiza instalações multimídia, empregando além da fotografia, outros meios. Instituiu uma fundação que leva seu nome, dedicada à divulgação da arte contemporânea (2004), onde tem participado da organização de várias exposições e publicações. Vive e trabalha em Viamão, RS, Brasil, mantendo também seu estúdio em Barcelona, Espanha, desde 1986.

Vista da mostra ‘Inéditos e Reciclados’

A Fundação segue os protocolos de prevenção recomendados pelos órgãos oficiais. O uso de máscara de proteção é obrigatório e, por ora, as visitas estão restritas somente ao público adulto. Os agendamentos para visita à Sala dos Pomares para visitas individuais ou grupos de, no máximo, 06 pessoas por horário.

– Horários disponíveis:
Terças, das 10h às 17h;
Quartas, das 10h às 17h;
Quintas, das 14h às 17h;
Sábados, das 14h às 17h.

– Agendamentos pelo telefone: (51) 9 8229 3031 ou e-mail: educativo.fvcb@gmail.com preferencialmente com 24h de antecedência, mediante e-mail de confirmação do setor Educativo.

O quê: mostra Inéditos e Reciclados, de Vera Chaves Barcellos

Quando: em cartaz desde 24 de abril

Onde: FVCB – Viamão-RS, a 22 Km de Porto Alegre/RS

Quanto: gratuito, mediante agendamento

Saiba mais: http://fvcb.com.br/?p=12560

Imagens: Fundação Vera Chaves Barcellos.

Para conhecer mais sobre o projeto Click Museus, acesse o link: https://clickmuseus.com.br/coletivo-akangatu-projeto-click-museus/

Banco sonoro com acervo do Museu da Pessoa é instalado no Parque Ibirapuera

Exposição Pardo é Papel no Instituto Tomie Ohtake