A Escola de Artes Visuais do Parque Lage – EAV abriu em maio a exposição Hábito–Habitante. A mostra foi, inicialmente, elaborada para integrar a programação da UIA 2020 RIO – 27º Congresso Mundial de Arquitetos e é composta por obras que discutem a ideia de diferentes formas de habitar o espaço, físico e/ou virtual.
A exposição tem curadoria de Ulisses Carrilho e reúne obras que aludem a discursos sociais e refletem sobre a relação entre hábito, repetição e distância – conceitos relacionados a pandemia de Covid-19. Conforme o curador, a mostra posiciona-se a favor do distanciamento social, mas contra a solidão que pode se instaurar nesse momento.
O projeto foi aberto ao público no dia 1º de maio – Dia do trabalhador, um dia de manifestação. A mostra “investiga como o cotidiano dos espaços molda, reconfigura, transforma, domestica, adestra, manipula, dá forma a seus habitantes. As ideias de repetição, hábito e distância, radicalmente reorientados pela pandemia que alterou a ordem social, serão postas em diálogo a partir de projetos levados a cabo por artistas e coletivos por meio de projetos históricos e investidas contemporâneas”, afirma Ulisses Carrilho.
A instituição destaca que a, a entrada de visitantes na Exposição Hábito/Habitante, instalada nas Cavalariças e na Capelinha e no Palacete do Parque Lage, é mediada por agendamentos online gratuitos e específicos. A EAV também disponibilizou uma versão da mostra em meio virtual, que pode ser acessada pelo link: http://www.habito-habitante.com.br/
O que: Exposição Hábito/Habitante
Quando: 1 de maio a 28 de junho – todos os dias (exceto quartas-feiras), das 9h às 17h
Onde: EAV Parque Lage
Quanto: Gratuito
Mais informações: http://eavparquelage.rj.gov.br/pagina-inicial/habito-habitante/
Imagens: EAV Parque Lage.
Para conhecer mais sobre o projeto Click Museus, acesse o link: https://clickmuseus.com.br/coletivo-akangatu-projeto-click-museus/
One Comment
[…] Exposição Hábito/Habitante no Parque Lage Exposição de José Damasceno na Pina Estação […]